Investimentos

Investimentos

Saiba qual é o melhor produto de investimento sem risco de juros e sem precisar perguntar para ninguém.

Compare dois tipos de investimentos

X

Rock The Bank

19.09.2020 19:03:59

COMO USAR A CALCULADORA DE INVESTIMENTOS

Objetivo: comparar a rentabilidade entre produtos, dado um cenário estimado de juros e expectativa de retorno de diferentes investimentos.

  • A diferença de rentabilidade para prazos mais longos pode ser surpreendente: você pode ganhar (ou perder) muito dinheiro com a escolha certa (ou errada)!

Cenário de Análise: em primeiro lugar, selecionar o cenário de análise, que pode ser para Curto ou Longo Prazos. As taxas estimadas em cada cenário podem ser consultadas no campo Indicadores.  

  • Escolha o cenário mais adequado para o prazo de análise desejado.

  • Os cenários estimados de juros se baseiam no momento atual da economia, e devem servir tão somente como parâmetro de comparação entre os produtos, pois não é possível assegurar o comportamento futuro dos juros, que dependem de muitas variáveis econômicas e podem se alterar substancialmente ao longo do tempo.

Valor dos Investimentos:  a simulação pode ser feita para apenas um único investimento (nesse caso não preencher o campo de investimentos mensais), ou pode-se combinar um aporte inicial, seguido de investimentos mensais.

  • O valor dos investimentos mensais pode ser diferente do aporte inicial 

    • Exemplo: aporte inicial de R$ 10.000,00 (incluir como investimento inicial), e aportes mensais de R$ 1.000,00 (incluir em investimentos mensais). 

Prazo [dos Investimentos]: a calculadora permite simulações em um horizonte que vai de 01 mês até 540 meses (45 anos).

  • Nos prazos mais longos fica evidenciado que uma pequena diferença nas taxas contratadas do produto pode gerar uma enorme diferença no valor de resgate. 

Produtos Financeiros: estão disponíveis para análise os principais produtos de investimento (CDB, LCI, Poupança, Fundo Renda Fixa, Tesouro Direto)

  • A simulação deve ser feita comparando 02 produtos diferentes, selecionando as taxas negociadas ou esperadas de rentabilidade. 

  • Também é possível comparar o mesmo produto com diferentes cenários de taxas de negociação (exemplo: Fundo de Renda Fixa com rentabilidade esperada de 90% do CDI com Fundo de Renda Fixa que cobre taxa de administração de 3% a.a.).

  • Para saber mais sobre as características dos produtos, consulte o ícone Informações

Resultados:  são apresentados os valores líquidos de resgate (já descontados dos impostos), com destaque para o produto vencedor.