Saiba qual é o melhor produto de investimento sem risco de juros e sem precisar perguntar para ninguém.
COMO USAR A CALCULADORA DE INVESTIMENTOS
Objetivo: comparar a rentabilidade entre produtos, dado um cenário estimado de juros e expectativa de retorno de diferentes investimentos.
A diferença de rentabilidade para prazos mais longos pode ser surpreendente: você pode ganhar (ou perder) muito dinheiro com a escolha certa (ou errada)!
Cenário de Análise: em primeiro lugar, selecionar o cenário de análise, que pode ser para Curto ou Longo Prazos. As taxas estimadas em cada cenário podem ser consultadas no campo Indicadores.
Escolha o cenário mais adequado para o prazo de análise desejado.
Os cenários estimados de juros se baseiam no momento atual da economia, e devem servir tão somente como parâmetro de comparação entre os produtos, pois não é possível assegurar o comportamento futuro dos juros, que dependem de muitas variáveis econômicas e podem se alterar substancialmente ao longo do tempo.
Valor dos Investimentos: a simulação pode ser feita para apenas um único investimento (nesse caso não preencher o campo de investimentos mensais), ou pode-se combinar um aporte inicial, seguido de investimentos mensais.
O valor dos investimentos mensais pode ser diferente do aporte inicial
Exemplo: aporte inicial de R$ 10.000,00 (incluir como investimento inicial), e aportes mensais de R$ 1.000,00 (incluir em investimentos mensais).
Prazo [dos Investimentos]: a calculadora permite simulações em um horizonte que vai de 01 mês até 540 meses (45 anos).
Nos prazos mais longos fica evidenciado que uma pequena diferença nas taxas contratadas do produto pode gerar uma enorme diferença no valor de resgate.
Produtos Financeiros: estão disponíveis para análise os principais produtos de investimento (CDB, LCI, Poupança, Fundo Renda Fixa, Tesouro Direto)
A simulação deve ser feita comparando 02 produtos diferentes, selecionando as taxas negociadas ou esperadas de rentabilidade.
Também é possível comparar o mesmo produto com diferentes cenários de taxas de negociação (exemplo: Fundo de Renda Fixa com rentabilidade esperada de 90% do CDI com Fundo de Renda Fixa que cobre taxa de administração de 3% a.a.).
Para saber mais sobre as características dos produtos, consulte o ícone Informações
Resultados: são apresentados os valores líquidos de resgate (já descontados dos impostos), com destaque para o produto vencedor.