O segredo por trás do produto consórcio que nunca de contaram.
CALCULADORA DE CONSÓRCIO
A calculadora apresenta comparação entre o consórcio e alternativa de investimento no Tesouro Selic.
•CONSÓRCIO: O resultado refere-se ao valor do bem (ou da carta de crédito) ao final do prazo do consórcio, independente do mês da contemplação. O valor inicial é atualizado anualmente à taxa de 5,00%, correspondente à estimativa de inflação.
As parcelas pagas incluem o Fundo Comum, Fundo de Reserva, Taxa de Administração e Custo de Seguro de 0,006% ao mês sobre o valor da parcela, que poderá variar em função do tipo de contrato, cliente, e administradora.
•TESOURO SELIC: Reflete o custo de oportunidade de investimento das parcelas pagas no consórcio, e que será alternativamente investido em títulos federais. São utilizados cenários distintos de rentabilidade em função do prazo do consórcio:
Consórcio Auto: a rentabilidade do Tesouro é obtida com a SELIC de médio prazo (10,40% a.a.).
Consórcio Imóvel: a rentabilidade do Tesouro é obtida com a SELIC de longo prazo (11,20% a.a.).
É considerado 100% da rentabilidade da SELIC, deduzida da taxa de custódia de 0,25% a.a., e tributação de 15% sobre os rendimentos. Não considera custo de corretagem.
Os cálculos não consideram eventuais antecipações de parcelas decorrente de contemplação por lances.
Saiba mais sobre o Tesouro SELIC no simulador de INVESTIMENTOS.
•ATENÇÃO: O comparativo é feito exclusivamente sob o aspecto financeiro, não considerando ganhos “subjetivos” pela utilização do bem no período de análise.
CARACTERÍSTICAS DO CONSÓRCIO
Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas - físicas ou jurídicas - em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios , autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.
A parcela de consórcio é constituída:
Seguros: se previsto no contrato, o consorciado poderá estar sujeito a pagar prêmios de seguro, com coberturas de inadimplemento de membros do consórcio, seguro de vida, seguro desemprego, por exemplo.
Fundo de reserva: trata-se de fundo de proteção destinado a garantir o funcionamento do grupo, caso necessário. Se no encerramento do grupo houver saldo nesse fundo, ele será revertido aos consorciados.
Taxa de administração: é a remuneração da administradora pelos serviços prestados na formação, organização e administração do grupo. Normalmente a taxa é distribuída linearmente pelo prazo do contrato, mas há instituições que cobram um percentual mais elevado nos primeiros meses do contrato.
Fundo Comum: normalmente linear pelo prazo do contrato.
Há duas formas de contemplação: por sorteio ou por lance, que pode ser feito com recursos próprios ou lance embutido (nesta hipótese o valor da carta de crédito é deduzido do lance embutido).