O segredo por trás do produto consórcio que nunca de contaram.
COMO USAR A CALCULADORA DE CONSÓRCIO
Objetivo: a calculadora compara o valor estimado da carta de crédito obtida ao final do prazo do consórcio, com alternativa de investimento no tesouro direto. Cabe salientar que é um modelo comparativo simplificado, conforme comentado a seguir.
Os prazos considerados para o consórcio de automóvel são de 60/72 meses, e no caso do consórcio de imóveis são de 120/200 meses.
Como simplificação, a calculadora estima o valor da carta de crédito ao final dos respectivos prazos e compara com alternativa de investimento dos valores mensais pagos no consórcio na aquisição de títulos federais através do tesouro direto.
Como comentado, é um modelo simples e deve ser utilizado somente nas opções de troca de automóvel ou de imóvel, e na hipótese de posse do bem ao final do prazo do consórcio.
O modelo não contempla, por exemplo, situação de aquisição do primeiro imóvel, em que o usuário esteja pagando aluguel e ao mesmo tempo arcando com as parcelas mensais do consórcio. O mesmo vale para aquisição de primeiro automóvel, com custos alternativos de transporte antes da contemplação no consórcio.
Premissas do cenário e detalhes do produto podem ser consultados no ícone Informações.
Dados para Análise:
Selecionar o tipo de consórcio: Automóvel ou Imóveis.
Definir o valor contratado (carta de crédito)
Definir os custos de transação: taxa de administração e fundo de reserva.
Resultados: são apresentados os valores nominais da carta de crédito e do valor líquido do investimento no tesouro SELIC (deduzidos dos impostos).
A provável diferença financeira positiva obtida com o investimento no tesouro SELIC deve ser ponderada com “perda” subjetiva de melhor conforto com o novo automóvel ou novo imóvel. O usuário deverá avaliar se deseja formar uma reserva financeira (que poderá utilizar para adquirir outros bens) ou o conforto de antecipar a posse dos bens objeto do consórcio.