Compra do Carro

Compra do Carro

O custo do carro que ninguém calcula ou te mostra. Uma maneira rápida para acabar com suas dúvidas.

Rock The Bank

21.02.2020 18:18:01

CALCULADORA DE COMPRA DE CARRO

FINANCIAMENTO DO VEÍCULO

A taxa de juros considerada no financiamento é 2% a.m (26,82% a.a), além de IOF de 0,38% de alíquota única e de 3% a.a. incidentes sobre o saldo devedor. A taxa de IOF é definida de forma linear, e o custo é incorporado ao saldo contratado para efeito de cálculo da prestação mensal. Os juros do financiamento são calculados através da capitalização composta, utilizando Tabela Price. Não estão consideradas eventuais tarifas de contratação (caso existam, devem ser incluídas no total financiado). 

COMPRA DO VEÍCULO A VISTA

O valor desembolsado com a compra do veículo é atualizado pelo custo de oportunidade, que corresponde à rentabilidade esperada caso o recurso ficasse investido. A este valor são somados os custos com manutenção do veículo (IPVA, Seguro, Revisão) e utilização (combustível, lavagens, estacionamento). Deste total de gastos é deduzido o valor residual do veículo ao final do período.

POUPAR E COMPRAR A VISTA

Esta hipótese considera que será feita uma reserva mensal para adquirir o imóvel a vista. Esta reserva estará investida, obtendo rentabilidade líquida de 0,50% ao mês. Até o momento da aquisição do carro, considera-se o uso de Táxi-Uber para os deslocamentos diários.

CONSÓRCIO

O usuário deve selecionar um prazo para possível contemplação do bem (através de lance ou sorteio), nos seguintes períodos (1º mês, 13º, 25º, 37º e 49º). Caso o mês contemplado não seja o 1º mês, é considerado custo de táxi entre o 1º mês até o mês selecionado de contemplação. Os custos considerados foram: 15% de taxa de administração, 3% de fundo de reserva e 0,2% ao mês de custo com seguro.

TÁXI - UBER

Esta é uma hipótese em que se utiliza exclusivamente táxi/uber para os deslocamentos diários, seja a trabalho ou a lazer.

TÁXI/UBER e TRANSPORTE PÚBLICO

Nesta hipótese, o usuário deve combinar a utilização de táxi/uber até um meio de transporte público, pode ser ônibus, metrô, trem, de forma a reduzir o custo de transporte. Para essa hipótese, deve-se estimar a distância média diária a ser percorrida por táxi-uber.

TRANSPORTE PÚBLICO

Neste modelo, o deslocamento diário será feito exclusivamente via transporte público. 

PREMISSAS GERAIS

O período de análise está fixado em 60 meses, e todos os valores são corrigidos mensalmente pelo custo de oportunidade até o final do período, a fim de permitir a correta comparação entre as alternativas. Os valores iniciais (custo veículo, combustível, estacionamento, lavagens, custo táxi, transporte público) são atualizados pela inflação, sendo a primeira correção efetuada a partir do 13º mês, e assim, sucessivamente a cada intervalo de 12 meses. As distâncias percorridas (de casa-trabalho e de lazer), bem como o consumo médio de combustível são mantidos constantes por todo o período de análise. Está considerado um valor aproximado de custo por km percorrido para táxi-Uber. Este valor pode se alterar, no caso do Uber, pela relação oferta-procura, em que os valores podem variar em relação ao custo médio estimado [pico de demanda, condições climáticas].

As combinações possíveis de alternativas são: entre formas de aquisição: financiamento, compra a vista, consorcio; ou entre formas de aquisição e meios alternativos de transporte (táxi, transporte público).