Reserva Bruta Nominal e real para uma aposentadoria tranquila, porque a vida de aposentado no Brasil não é fácil.
COMO USAR A CALCULADORA DE APOSENTADORIA
Objetivo: a calculadora permite estimar o benefício mensal na aposentadoria, bem como a reserva bruta acumulada, com base nos parâmetros definidos pelo usuário.
Dados para Análise:
Investimento mensal: incluir o valor da poupança mensal para a aposentadoria. Esse valor será considerado uniforme para todo o período.
Idade Inicio Poupança: esta deve ser a idade em que se pretende começar a poupar, a iniciar a geração da reserva.
Idade Início Benefício: nesse campo deve ser definida a data em que se pretende começar a receber o benefício. Essa idade pode ser diferente da data da aposentadoria, exceto se o investimento estiver vinculado à obrigatoriedade de obtenção da aposentadoria oficial, como nos casos de planos de previdência mantidos pelas empresas.
Idade Término Benefício: aqui deve ser definida a data limite estimada para recebimento do benefício, que pode ser a expectativa de vida ou nos casos de planos com prazo determinado, a data de término do plano.
Rentabilidade Esperada: nesse campo deve ser selecionada a taxa bruta de retorno dos investimentos. Pode ser usada como referencial a taxa utilizada nos cenários de curto ou longo prazos da calculadora de investimentos, ou buscar como referência a taxa de juros do mercado de DI (derivativos de juros).
Resultados: são apresentados os valores de benefício mensal e reserva bruta, tanto em termos nominais como em termos reais (nesse caso, descontando a inflação estimada para o período).
Consulte o ícone Informações e saiba mais sobre os conceitos e taxas utilizados na calculadora.