Foto de Rock
Rock Diamante

+ Notícia

Surgem dois novos golpes através do QR Code do Pix

Segundo a Kaspersky, será tendência em 2022, golpes usando QR Code do Pix. O ano de 2022, mal começou e já surgiram dois novos tipos de golpes:

1. Boleto com desconto para pagamento em QR Code

Cibercriminosos se passam por uma empresa de telecomunicações e enviam cobranças falsas para os assinantes, com a opção de pagar pelo QR Code, onde oferecem o desconto de 5% para pagamento nessa modalidade.

Esse golpe é muito convincente, vez que os golpistas disfarçam o e-mail real do remetente e copiam até o visual autêntico do boleto da prestadora.

2. Oferta de uma plataforma de streaming em parceria com grandes redes de cinema

Nesse golpe, os cibercriminosos oferecem serviço onde é possível assistir aos filmes em cartaz, com plano trimestral no valor de R$ 267,99, cuja única forma de pagamento é através do QR Code.

Não caia nesses golpes!

De acordo com Fábio Assolini, analista sênior da Kaspersky no Brasil, apesar do pagamento por QR Code não ser bloqueado, como ocorre sites falsos, é possível escapar desses golpes através de alguns cuidados:

- Analisar o remetente das mensagens de phishing;

- Se há o nome do cliente. Faturas falsas não trazem o nome do cliente, mas apenas um suposto código do assinante;

- Verificar o código de barra. Geralmente, contas de telefone, gás e outros começam com o número 8, enquanto a versão falsa inicia com o número da instituição financeira em que ela foi gerada.

- Entrar em contato com a plataforma de streaming, pelos canais oficiais, para confirmar a veracidade da oferta quanto à promoção de filmes.

- Ao pagar boletos, conferir dados do destinatário. Cibercriminosos costumam usar nomes de laranjas ao invés da razão social das verdadeiras empresas.

Cuidado para não cair no golpe do PIX Foto: 500px

Cuidado para não cair no golpe do PIX