Foto de Rock
Rock Diamante

+ Análise

Saiba poupar. Provérbios 21:20

Provérbios 21:20 - Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode.

Essa passagem não se refere somente aos alimentos, mas também aos ganhos.

Muitas pessoas não poupam o que ganham, gastam tudo o que têm ou até mais do que ganham. Isso acontece quer seja pela falta de conhecimento sobre finanças, pela criação que tiveram em relação ao dinheiro, seja por doença ou maus hábitos.

A maioria dessas pessoas se iludem com pensamentos distorcidos como: “se eu morrer amanhã, tudo ficará aí!”; “a vida é uma só e tenho que gastar tudo mesmo!”; “vou gastar porque o importante é ser feliz!”; “quando me estresso tenho que gastar para melhorar” etc.

Dessa forma, não possuem sequer uma reserva de emergência, fazendo com que diante de um imprevisto ou calamidade pública, à exemplo da pandemia do coronavírus, não tenham como se manterem estáveis financeiramente.

Em abril de 2020, logo após o início da pandemia, o percentual de famílias endividadas bateu recorde: 66.6%, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Esse percentual corresponde às famílias com dívidas em cartão de crédito, carnê de loja, cheque pré-datado, cheque especial, empréstimo pessoal, financiamento de veículo etc.

José, como governador do Egito, por exemplo, poupou durante sete anos para suportar e sustentar todo o povo durante os outros sete anos de carestia (Gênesis 41).

Portanto, poupar é ato de sabedoria. Crie uma reserva financeira e de patrimônio.

Poupar é sabedoria. Foto: 500px

Poupar é sabedoria.