Foto de Rock
Rock Diamante

+ Notícia

Open Banking começou sua terceira fase de implementação

O Open Banking é o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação. Ou seja, você poderá dar acesso a aplicativos ou outros sistemas para as suas informações bancárias.

O objetivo do Open Banking é incentivar a inovação tecnológica, promover a concorrência, aumentar a eficiência do mercado financeiro e promover a inclusão financeira.

Na Europa, já existem alguns apps que ajudam no controle de gastos, sistemas de pagamento, finanças das pequenas e médias empresas.

No Brasil, a terceira fase do Open Banking começou a ser implementada no dia 29 de outubro deste ano de 2021e se fará em quatro etapas:

- 29 de outubro: início de pagamentos com PIX diretamente em aplicativos;

- 15 de fevereiro de 2022: início de transações com TED e transferências entre contas da mesma instituição;

- 30 de junho de 2022: pagamentos de boletos;

- 30 de setembro de 2022: começo de pagamentos com débito em conta.

Assim, já começou ser implementada a fase de integração com o sistema PIX, onde os usuários poderão realizar um pagamento sem precisar abrir o aplicativo do banco. Atualmente, é necessário copiar e colar a chave da loja ou usar um QR Code. Com a integração do PIX, será possível fazer a transferência do dinheiro diretamente no serviço em que se está fazendo a compra, sem precisar deixar a interface.

Também haverá o encaminhamento de propostas de créditos. Assim, se o usuário, permitir, as instituições financeiras terão acesso aos dados dos clientes e poderão enviar propostas mais coerentes, baseadas no histórico de cada pessoa.

No Open Banking, quem decide a liberação dos dados é você. Então, você deve tomar muito cuidado para qual sistema ou app está dando acesso. Isso já ocorre nos aplicativos que instalamos no celular/smartphones que, dependendo do acesso que você permite, pode capturar muitas informações suas, devendo ter cuidado com quem você compartilha acesso aos seus dados.

Se vai ajudar ou não os clientes, vai depender de quanto o sistema compartilhado vai ajudar suas finanças pessoais.

Integração com o Pix Foto: shutterstock

Integração com o Pix