Foto de Rock
Rock Rubi

+ Análise

O trabalho na visão bíblica

1) O trabalho
Deus trabalhou na criação da terra e quando terminou, Ele contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era bom. Assim sendo, o trabalho traz um senso de realização ou contemplação, de dar frutos, de prosperidade, de riqueza e de sustento para a família.
Em Gênesis 1:31 diz: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom, e foi a tarde e a manhã: o dia sexto. 
Gênesis 2:2: “E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.”
Gênesis 2:15: “A partir disso, Deus criou o homem para que cuidasse da terra. “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”. 

2) A terra 
Porém, depois do pecado do homem, Adão e Eva, Deus amaldiçoou a terra, e fez com que tornar-se mais difícil obter o alimento da terra, o que exigiu esforço e sacrifício. 
Gênesis 2.16-17: “E ordenou o Senhor Deus ao homem dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás, porque, no dia em que dela comeres, certamente morreras.” 
Genesis 3:17-19: “E a Adão disse: Porquanto destes ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti, com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirão, e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás. “

3) Preguiça
A bíblia condena a preguiça, pois traz muitos efeitos negativos na vida das pessoas.
Provérbios 12:24: “As mãos zelosas e dedicadas governarão, mas os preguiçosos acabarão sendo forçados a trabalhar.”
Provérbios 21:25. “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. “
2 Tessalonicenses 3:6-15: 
“6 Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós ordenamos que se afastem de todo irmão que vive ociosamente e não conforme a tradição que vocês receberam de nós.
7 Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês,
8 nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Ao contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês,
9 não porque não tivéssemos tal direito, mas para que nos tornássemos um modelo para ser imitado por vocês.
10 Quando ainda estávamos com vocês, nós ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma.
11 Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia.                           

12 A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão.
13 Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem.
14 Se alguém desobedecer ao que dizemos nesta carta, marquem-no e não se associem com ele, para que se sinta envergonhado;
15 Contudo, não o considerem como inimigo, mas chamem a atenção dele como irmão.”

4) O trabalho é uma benção
Quem trabalha com diligência e vontade colherá muitos frutos.
Provérbios 22:29 nos diz: “Vistes um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não será posto perante os de baixa sorte.”.
Eclesiastes 9:10: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, pra onde tu vais, não há obra, nem indústrias, nem ciência, nem sabedoria alguma.”

5) Faça para o Senhor Deus
A palavra nos ensina a trabalhar como se fosse para o Senhor Deus e não para homens.
Colossenses 3:23: “E, tudo quando fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens. 
Efésios 6:5-8: “Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.”

EUA, países da Europa e Inglaterra foram muito influenciados pela religião, no conceito do que o trabalho é para Deus. Por este motivo, o trabalho era bem feito e produziam produtos de qualidade. No Brasil, ocorreu um processo de desvalorização do trabalho por dois motivos: a exploração de Portugal e a escravidão. Desta forma, ficou uma elite sem fazer nada e os escravos que trabalhavam à força. 

Conclusão: O trabalho é uma benção e traz uma série de benefícios ao ser humano. Sempre trabalhe com todo coração para Deus e não para homens. E nunca esqueça: Deus sempre em primeiro lugar.
 

O trabalho Foto: 500px

O trabalho