Foto de Rock
Rock Rubi

+ Análise

O milagre do azeite da viúva. 2º Reis 4

A passagem da bíblia da multiplicação do azeite da viúva é uma das mais lindas. Mostra o poder da obediência e da fé em fazer o que profeta Eliseu ordenou, conforme direção de Deus.

2º Reis 4:

3 Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios e não poucos. 

4 Então, entra e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio.

5 Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos, e eles lhe traziam os vãos, e ela os enchia.

6 E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém, ele lhe disse: Não há vaso nenhum. Então, o azeite parou.

7 Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus, e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida, e tu e teus filhos vivei do resto.

A profundidade desta palavra e como é o agir de Deus é surpreendente.

A pergunta que fica é: Por que essa viúva foi a escolhida dentre milhares de viúvas?

A Bíblia fala que essa viúva era uma das mulheres dos filhos dos profetas. O marido era um servo de Deus e temia ao Senhor.

Porém, a viúva estava com dívidas e veio o credor para levar os filhos como escravos para o pagamento da dívida.

2º Reis 4:1: E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu, e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor, e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos.

Afinal quem era essa viúva? Por que ela estava endividada e os filhos seriam levados como escravos?

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. 

A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.

1º Reis 18:13. Porventura, não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do Senhor, como escondi a cem homens dos profetas do Senhor, de cinquenta em cinquenta, numas covas, e os sustentei com pão e água?

Agora compreendemos a dimensão desta palavra e a maneira que Deus fez esse milagre.

Deus manda a viúva pedir emprestado muitos vasos e ficar em secreto para a multiplicação do azeite. Da mesma forma, que seu marido Obadias fazia, quer dizer, pediu emprestado para alimentar muitos profetas no secreto (para não serem mortos).

Muitas vezes, os milagres acontecem quando obedecemos a Deus e executamos a sua obra. Todas as nossas ações têm consequências, sejam elas boas ou ruins.

Deus direcionou o que deveria ser feito para salvar aquela viúva das dívidas, ensinando-a a empreender: pegar o que tinha para vender e com a venda pagar as dívidas e viver do restante. Se ela não tivesse obedecido, certamente, não teria se livrado das dívidas e seus filhos teriam se tornado escravos.

Milagre da multiplicação do azeite

Milagre da multiplicação do azeite

  • Foto de Rodrigo198074y
    Rodrigo198074y

    Amém amém que benção de palavra abençoada 🙏🙏🙏🙏

    +