O Banco Central informou que a nova rodada de consultas do dinheiro esquecido em instituições financeiras, prevista para ser aberta a partir do dia 2 de maio, foi adiada e não tem previsão para a reabertura do sistema. Mas ela ressaltou que a data será avisada “com a devida antecedência”.
A indisponibilidade do serviço se deu pela greve dos servidores do BC, desde o início de abril/22, que afetou o cronograma de desenvolvimento das melhorias que seriam implantadas no Sistema de Valores a Receber (SVR), impedindo a reabertura das consultas.
Os servidores requerem reajuste salarial ao governo. Nos últimos dias a paralisação foi suspensa, mas segue com algumas interrupções parciais do trabalho.
A nova rodada de consulta do SVR trará muitas novidades:
- A possibilidade de solicitar o resgate do dinheiro esquecido nos bancos no mesmo momento da consulta, diferentemente do que era no início, onde o usuário precisava agendar o saque para um período definido pela entidade, baseado na data de nascimento do beneficiário ou de abertura da empresa (no caso de pessoa jurídica).
- Incluirá mais bases de dados fornecidas pelas instituições financeiras. Dessa forma, poderão realizar uma nova consulta, tanto as pessoas que não tinham valores esquecidos a receber quanto aquelas que já sacaram as quantias disponíveis, na etapa inicial.
- Possibilidade de consultar dinheiro esquecido nos bancos que pertencia a falecidos, informação esta que não foi disponibilizada inicialmente pela plataforma.
- Solução dos problemas referentes à exigência de conta nível prata ou ouro no sistema Gov.br, que impossibilitava o saque dos valores por alguns usuários.