Foto de Rock
Rock Diamante

+ Análise

Gênesis 24. Por que Rebeca foi escolhida como esposa de Isaque, foi próspera e abençoada?

Um dos grandes mistérios é porque Rebeca foi escolhida esposa de Isaque dentre mulheres da época. Será que ela tinha algo especial que não notamos? Será que foi apenas o acaso? Quais eram as características que determinaram a escolha para Rebeca entrar na família de Abraão?

Primeiramente, vamos falar as principais características de Jesus, conforme Filipenses 2:7-11.

-Esvaziou-se de si mesmo;

-Serviu;

-Humilhou-se a si mesmo;

-Obediente a Deus até a morte;

-Para ser o nome sobre todo o nome;

Filipenses 2:7-11:

“Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."

Eliezer à mando de Abraão foi procurar a esposa de Isaque e levou consigo 10 camelos. Eliezer orou para Deus e definiu as seguintes características:

Gênesis 24:42-44

E hoje cheguei à fonte, e disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, se tu agora prosperas o meu caminho, no qual eu ando,

Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que a donzela que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me um pouco de água do teu cântaro;

E ela me disser: Bebe tu e também tirarei água para os teus camelos; esta seja a mulher que o SENHOR designou ao filho de meu senhor."

1) Esvaziar-se.

Rebeca foi buscar água no poço em um cântaro vazio. Em média, num cântaro era possível levar entre 15 a 20 litros de água. Pelo que ela fez, o cântaro vazio significa que ela foi vazia de todo orgulho, vaidade, egoísmo, inveja, arrogância, preguiça, rebeldia, de julgar os outros, culpar os outros, raiva, ira e outras coisas. Lembra-se de Jesus: Esvaziou-se de si mesmo.

2) Humilhou-se (descer). Sabe quantos litros de água bebe um camelo? Um camelo bebe aproximadamente 100 litros de água. Então, estamos falando de cerca de 1.000 litros de água. Rebeca foi buscar água no poço e desceu umas 65 vezes com seu cântaro para dar água aos camelos.

3) Servir. Rebeca serviu Eliezer e os camelos. Por que é simbolizado por camelos? Simboliza que não devemos fazer acepção de pessoas. Jesus foi servo para servir a humanidade independente da pessoa.

4) Obediente. Quando Rebeca encheu o primeiro cântaro, Eliezer pediu para ela a água. E ela obedeceu.

5) Para ser o nome escolhido para ser a esposa de Isaque.

Portanto, para ser exaltado por Deus devemos nos esvaziar de nós mesmos, ser servos, obedientes a Deus e humilharmos. Para que possamos nos encher e transbordar. E com isso, também haverá prosperidade financeira. Rebeca recebeu muita prata, ouro e vestidos.

Gênesis 24:15-20

E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro.

E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu.

Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Peço-te, deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro.

E ela disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se e abaixou o seu cântaro sobre a sua mão e deu-lhe de beber.

E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber.

E apressou-se, e despejou o seu cântaro no bebedouro, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos.

Gênesis 24:53

E tirou o servo jóias de prata e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e à sua mãe.

Esvaziar-se de si mesmo Foto: 500px

Esvaziar-se de si mesmo