Foto de Rock
Rock Diamante

+ Notícia

Falsa Central 0800 é usada para roubar cartões

Muito cuidado com mensagens que recebe. É clichê, mas os criminosos sempre estão inovando o tipo de mensagem e até mesmo quanto ao remetente, para parecerem cada vez mais legítimos.

Agora, por meio de uma falsa Central 0800, os criminosos roubam números de cartões de crédito e número dos tokens (código de validação para ativação) das vítimas.

São enviadas mensagens via SMS por short-codes, um número curto antes restritos a grandes empresas, avisando sobre uma suporta transação não autorizada no cartão. Ao entrar em contato com a central 0800 falsa, é pedido a confirmação da conta e agência e se há alguma autorização temporária ativada. Se tiver, pedem o código para concluir o procedimento. Após, informam à vítima que cancelará o cartão, por medida de segurança e solicitam para isso o número do cartão.

A Kaspersky, empresa de segurança, chegou a fazer simulação como se fosse vítima, e relatou que os criminosos chegaram a solicitar o endereço para buscar o cartão “cancelado”.

Fabio Assolini, analista sênior da empresa, afirmou que esse golpe do 0800 é uma variação da falsa central bancária para roubar cartões válidos e o quanto mais legítimos parecem os meios utilizados pelos golpistas:

“Não é fácil registrar um número 0800 e os shorts-codes, são um canal usados exclusivamente por um seleto grupo de empresas, como bancos, operadoras e grandes lojas. Isto mostra o quanto as fraudes estão refinadas.”

Portanto, qualquer mensagem recebida, não ligue para o número informado, mas contacte imediatamente o seu gerente. No caso de fintechs, acesse o aplicativo para verificar alguma notificação. Atualizar a cada compra na internet o número do cartão virtual, também é uma ótima medida de segurança.

Fique de olho em novos golpes! Foto: 500px

Fique de olho em novos golpes!