Foto de Rock
Rock Diamante

+ Análise

Deuteronômio 28. Para receber as bênçãos e prosperidade.

Deuteronômio 28 tem 68 versículos, do versículo de 1 a 14 descrevem as bênçãos e do 15 a 68 as maldições. Não existe meio termo na bíblia. Ou seja, ou é benção ou maldição.

Mas como receber as bênçãos?

Deuteronômio 28:1-6

E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:

Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.

Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.

Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.

Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.

A resposta é Ouvir a voz de Deus e guardar todos os mandamentos e obedecer. 

Vamos tentar explicar de maneira simples, segundo Marcos 12:30-31.


Marcos 12:30. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

Marcos 12:31. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Amar a Deus sobre todas as coisas é ouvir e obedecer a voz dele. Muita gente ouve, mas não obedece e não segue o que Deus falou. Isso é classificado como rebeldia e como pecado de feitiçaria.


1: Samuel 15:23. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

1 Reis 13:21. E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara.

Amar a Deus de todo o seu coração é seguir tudo que está na Palavra (Bíblia). Significa não pecar mais, servir, procurar uma vida de santidade, pedir perdão, descer / humilhar-se, louvar a Deus, seguir os mandamentos. Muita gente ama a Deus apenas com a boca, mas não no seu coração e em seus atos.

Mateus 15.8-9. Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

Outros colocam o amar ao próximo acima de amar a Deus (exemplo: ajudam muito o próximo, mas não fazem o que Deus falou para fazer. Lembre-se: primeiro sempre Deus). 

Portanto, para alcançar todas as bênçãos de Deuteronômio 28 é ouvir a Deus e seus mandamentos e obedecê-los. Por outro lado, se não obedecer haverá maldições.

Ouvir e obedecer Foto: 500px

Ouvir e obedecer

  • Foto de Ricardo Cardoso
    Ricardo Cardoso

    Submetam-se à autoridade das palavras de Deus. As palavras de Deus são supremas além da medida; elas são a mais alta diretriz e o mais alto mandamento e devem ser obedecidas de forma absoluta. Deus nos criou e os colocou sobre a terra, conduzindo-nos a uma busca de vida eterna

    +