Foto de Rock
Rock Rubi

+ Análise

Desobediência Jeroboão e sua queda: 1Reis 14

Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão assumiu o reino. Porém, ele não soube reinar e administrar, o que provocou a separação das 12 tribos.

Roboão ficou com o Reino do Sul, chamado Judá. Roboão manteve duas tribos, uma era a casa de Judá e outra de Benjamim. 

E Deus colocou Jeroboão como rei para o reino do Norte chamado de Israel. Ou seja, Deus tirou 10 tribos da descendência de Davi.

Mas Jeroboão caiu na idolatria, o que levou o povo a adorar outros deuses baseado em dois bezerros de ouro. Além disso, nomeou sacerdotes que não eram filho de Levi e virou as costas para Deus.

Deus colocou Jeroboão como rei de Israel, mas devido a sua idolatria tirou brutalmente seu reinado, sua família e descendência.

1Reis 14:7. Vá dizer a Jeroboão que é isto o que o Senhor, o Deus de Israel, diz: ‘Tirei-o dentre o povo e o tornei líder sobre Israel, o meu povo. 

1Reis 14: 8 Tirei o reino da família de Davi e o dei a você, mas você não tem sido como o meu servo Davi, que obedecia aos meus mandamentos e me seguia de todo o coração, fazendo apenas o que eu aprovo. 

1Reis 14:9 Você tem feito mais mal do que todos os que viveram antes de você, pois fez para si outros deuses, ídolos de metal; você provocou a minha ira e voltou as costas para mim.

1Reis 14:10 Por isso, trarei desgraça à família de Jeroboão. Matarei de Jeroboão até o último indivíduo do sexo masculino em Israel, seja escravo ou livre. Queimarei a família de Jeroboão até o fim como quem queima esterco. 

1Reis 14:11 Dos que pertencem a Jeroboão, os cães comerão os que morrerem na cidade, e as aves do céu se alimentarão dos que morrerem no campo. O SENHOR falou.

1Reis 14:14: O Senhor, porém, levantará para si um rei sobre Israel, que destruirá a casa de Jeroboão no mesmo dia, mas que será também agora.

Queda

Queda