Foto de Rock
Rock Rubi

+ Análise

Desobediência de Saul e sua queda. Melhor obedecer que sacrificar. 1Samuel 13:8-14, 1Samuel 15

Saul tornou-se o rei de Israel. Embora, Deus não quisesse colocar um rei, o deixou segundo sua vontade permissiva.

1Samuel 10:1 Então, tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o Senhor por capitão sobre a sua herdade.

1:Samuel 10:25 E declarou Samuel ao povo o direito do reino, e escreveu-o num livro, e pô-lo perante o Senhor. Então, enviou Samuel a todo o povo, cada um para sua casa.

Mas Saul desobedeceu Deus em algumas situações. Em uma vez, Saul não esperou o profeta Samuel para oferecer os holocaustos. Saul ofereceu diretamente ao Senhor. Com essa desobediência, o seu reino que teria sido confirmado para sempre, passou a ter um tempo limitado.

1:Samuel 8: E esperou sete dias, até ao tempo que Samuel determinará, não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se espalhava dele.

1:Samuel 9: Então, disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.

1:Samuel 13: Então, disse Samuel a Saul: Agiste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor, teu Deus te ordenou, porque agora, o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.

1:Samuel 14: Porém, agora, não subsistirá o teu reino, já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o Senhor que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.

Em outra passagem, Deus manda Saul destruir totalmente os amalequitas, inclusive seus despojos. Mas Saul não obedeceu. Preservou vivo o rei dos amalequitas e a melhor parte dos despojos (ovelhas, gado, cordeiros).

Saul tentou justificar a Samuel, dizendo que o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor, teu Deus, em Gilgal.

Mas Samuel diz: melhor é obedecer que sacrificar, porque a rebelião é como pecado de feitiçaria e a justificativa como iniquidade e idolatria.

Essa desobediência selou o fim do seu reinado.

Mas por que Saul desobedeceu? Porque Saul sofreu muita pressão do seu exército e do seu povo. O povo queria a melhor parte dos despojos e perdoou o rei amalequita. Assim como, no exército existia medo, deserção e pressão para que Saul oferecesse rapidamente o sacrifício para Deus, para garantir a vitória contra os filisteus. Saul não suportou a pressão e ofertou antes da chegada do profeta Samuel.

Portanto, fazer a vontade de Deus não é fácil. Geralmente, você pode ir contra todos os desejos do povo e do exército.

Podemos citar outro exemplo: Moisés. Ele sofreu várias tentativas de apedrejamento, de assassinato e de rebelião. O povo chamava Moisés de ditador e opressor, pois tinha que fazer toda a vontade de Deus. Ou seja, o povo não tinha liberdade de fazer o que queria. Mas Moisés não sucumbiu à pressão, mas cometeu o erro de bater com ira na rocha, que fez com que o mesmo não entrasse na Terra prometida.

1:Samuel 15:3: Vai, pois agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhes perdoes, porém matarás desde o homem até a mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até as ovelhas e desde os camelos até os jumentos.

1: Samuel 15:8: E tomou vivo Agague, rei dos amalequitas, porém a todo o povo destruiu a fio de espada.

1: Samuel 15:9 E Saul e o povo perdoaram a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e às da segunda sorte, e aos cordeiros, e ao melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente, porém a toda coisa vil e desprezível destruíram totalmente.

1: Samuel 15:22: Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça a palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor que sacrificar, e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

1: Samuel 15:23. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

1: Samuel 15:28. Então, Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel e tem dado ao teu próximo, melhor do que ti.

Melhor obedecer que sacrificar Foto: 500px

Melhor obedecer que sacrificar