Foto de Rock
Rock Rubi

+ Análise

Desobediência de Davi para ir à guerra. 2Samuel 11

A oração do Pai Nosso tem uma parte que fala “Não nos deixe cair em tentação”.

Porém, Davi caiu em tentação com Bate-Seba. 

Mas o que a Palavra nos mostra é que Davi deveria ter ido à guerra (no tempo em que os reis saíam para guerra). Porém, Davi enviou Joabe em seu lugar, enviou seus servos e todo o Israel.

Outro ponto importante é palavra “porém”, denotando que este preferiu ficar em Jesuralém em oposição de ir à guerra.

A Bíblia fala que foi enviado “todo Israel” referindo a todos os homens adultos. Tanto que Urias foi na guerra e deixou sua esposa Beta-Seba em Jerusalém.

2Samuel 11:1. E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá, porém Davi ficou em Jerusalém.

2Samuel 11:2. E aconteceu, à hora tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando, e era esta mulher muito formosa à vista.

Se Davi tivesse obedecido e ido à guerra não teria caído em tentação. Mas, Davi cometeu adultério e mandou matar um homem inocente (Urias).

Portanto, obedecer a Deus também evita que caiamos em tentação.

A sentença de Deus contra Davi pela morte de inocente e adultério foi pesada.

2Samuel 12:10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da sua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher.

2:Samuel 12:11 Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante ao sol.

E a sentença de Davi contra si mesmo se concretizou (Davi disse que o homem que roubou a única ovelha deveria ser morto e restituído 4 vezes): morreram 4 filhos de Davi: o primeiro filho com Bate-Seba, Ammom, Adonias e Absalão.

2Samuel 12:5 Então, o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor que digno de morte é o homem que fez isso.

2Samuel 12:6 E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.

Rei na guerra

Rei na guerra