Foto de Rock
Rock Rubi

+ Análise

Dar as primícias para Deus

Quando damos o dízimo ou as primícias a Deus, reconhecemos que tudo o que temos vem dele, tudo pertence a Ele e tudo é para Ele. Adicionalmente, as primícias garantem a santificação do restante da riqueza.

Entregar as primícias de tudo que você tem é uma forma de honrar ao Senhor e agradá-lo, demonstrando o lugar de primazia de Deus, ou seja, que Deus está em primeiro lugar. 

Mas o que são primícias? 

As primícias são as partes mais preciosas de algo, a primeira parte. Primeira produção, primeiros frutos ou primeiros lucros. A palavra de Deus nos ensina dar as nossas primícias ao Senhor. 

Provérbios 3:9-10

9- Honre ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de todos os teus ganhos;

10- Assim se encherão os teus celeiros abundantemente, e as tuas prensas irromperão com vinho novo. 

Neemias 10:35

35- E para que trouxéssemos todos os anos à casa do Senhor os primeiros frutos do nosso solo, e os primeiros frutos de todos os frutos de todas as árvores. 

A Oferta que agrada a Deus 

Para Deus a oferta que o agrada ou não, está ligada às primícias, ao coração e motivação daquele que ofertou do que com a oferta em si. O ponto de vista humano é diferente da visão de Deus, para o homem a oferta é voltada para o valor, a quantidade, mas para o Senhor, são as primícias, é a atitude do coração, o desprendimento, a entrega e o melhor. Tudo tem que ser o primeiro para Deus e ser o melhor.  

Podemos citar exemplos na bíblia de ofertas que foram diferentes para Deus: Abel, Caim e, Ananias e Safira. 

A oferta de Abel e a oferta de Caim

Deus se agradou da oferta de Abel, pois ele escolheu as primícias. Abel ofereceu primeiro a Deus a primeira e melhor parte do seu rebanho e da gordura deste, mostrando a sinceridade que havia no seu coração de agradar e honrar ao Senhor.

Quanto ao Caim, ele também ofertou algo ao Senhor, mas não foram as primícias. A palavra diz: “ao cabo de dias” ou “passar do tempo” que Caim trouxe o fruto da terra. 

Por este motivo, Deus não se atentou para a oferta de Caim. Enquanto, a bíblia menciona que Abel trouxe os primogênitos. Não se sabe se a oferta de Caim foi maior que de Abel, mas a julgar pela ira de Caim poderia ser uma suposição plausível que sua oferta era maior que de Abel.

Gêneses 3:3-5

3- E no passar do tempo, aconteceu que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

4- E Abel, ele também trouxe das primícias e da gordura do seu rebanho. E o Senhor teve consideração por Abel e por sua oferta; 

5- Mas por Caim e por sua oferta ele não teve consideração. E Caim irou-se, e o seu semblante caiu. 

Vamos ao exemplo mais simples: quando se corta o bolo de aniversário, você dá o primeiro pedaço para a pessoa que você julga ser mais importante naquele momento. Você honra com o primeiro pedaço de bolo. Agora, imagine que sobrou metade do bolo e este ficou guardado na geladeira por alguns dias. Você lembra de outra pessoa e dá essa metade do bolo que sobrou. 

Certamente, a pessoa que ganhou o primeiro pedaço sentiu-se honrada, enquanto a outra que ganhou metade do bolo, depois de alguns dias, deve achar que são sobras.

Conclusão: Honre a Deus com suas primícias e não com o resto.

A oferta de Ananias e Safira 

Eles decidiram vender uma propriedade que tinham e anunciaram que tinham dado tudo. Notamos duas coisas, que Ananias e Safira mentiram e sentiam orgulho de dizer que deram tudo. A oferta deles foi enorme, mas houve mentira ao Espírito Santo.

Atos 5:1-4

1- Mas um certo homem chamado Ananias, com sua esposa Safira, vendeu uma propriedade, 

2- E reteve parte do valor, sua esposa, também estava a par disso, e trazendo uma certa parte, a colocou aos pés dos apóstolos.

3- Mas Pedro disse: Ananias, por que Satanás encheu seu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, e retivesse parte do valor da terra? 

4- Guardando-a, não fica para ti? E, após ser vendida, não estava em teu próprio poder? Por que concebeste esta coisa em teu coração? Tu não mentiste ao homem, mas a Deus. 

Portanto, estes exemplos nos mostram que devemos colocar Deus em primeiro lugar, honrá-lo, ofertando a Ele o nosso melhor e oferecendo tudo primeiramente ao Senhor (as primícias), entregando com o coração reto e sincero. 

2 Coríntios 9:7

7- Cada homem dê conforme propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; Porque Deus ama ao que dá com alegria. 

Primícias Foto: 500px

Primícias