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Clientes aproveitam falha e desviam R$ 23 milhões do C6 Bank

Uma provável falha nos sistemas do C6 Bank permitiu que clientes desviassem um valor de R$ 23 milhões a partir do produto CDB Crédito.

Os clientes suspeitos utilizaram uma operação financeira do C6 Bank chamada CDB Crédito. Nesse serviço, a pessoa tem como limite no cartão de crédito o mesmo valor que ela aplica no Certificado de Depósito Bancário (CDB), investimento de renda fixa.

Assim, se a pessoa tem investimentos de R$ 400 na modalidade, o limite do cartão dela fica em R$ 400. Porém, o banco digital libera um valor máximo de R$ 10 mil no limite do cartão de crédito.

Para dar segurança, o CDB Crédito bloqueia parte do valor que o cliente investiu enquanto a fatura do cartão de crédito não é paga. E foi aí que a falha de segurança aconteceu.

Os golpistas descobriram uma forma em que podiam usar todo o limite do cartão de crédito e ao mesmo tempo resgatar todo o valor investido na renda fixa.

De acordo com a Polícia Civil de São Paulo que investiga o caso, o fato beneficiou cerca de 5 mil correntistas do banco, sendo a maioria moradores da Baixada Fluminense (RJ).

Há duas linhas de investigação: na primeira, a polícia apura se houve o planejamento do golpe por parte de uma organização criminosa; na segunda, os agentes desconfiam que o problema foi descoberto e que os moradores foram passando informações uns para os outros.

O que chamou a atenção das autoridades foi o golpe ter sido cometido por correntistas existentes e em smartphones únicos, bem como pelos desvios terem ocorrido em pontos específicos das comunidades fluminenses.

O C6 Bank pediu o bloqueio da conta de todos os envolvidos na justiça , mas não se pronunciou sobre o caso.

Desvio de milhões pelo CDB Crédito Foto: shutterstock

Desvio de milhões pelo CDB Crédito