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Banco Central passa a divulgar Índice de Qualidade de Serviço do Pix

Como tem sido a prestação do serviço Pix na instituição onde tem conta? Agora será possível acompanhar o resultado da sua instituição.

Isso porque o Banco Central para dar mais transparência à prestação do Pix passou a divulgar desde agosto/21, os resultados dos três índices para que a população acompanhe a qualidade dos serviços prestados pelas instituições financeiras e de pagamentos, bem como o nível de disponibilidade das plataformas providas pelo BC. Serão divulgados mensalmente (sempre no dia 20, com os dados do mês anterior).

Há três indicadores de resultados:

1.   Índice de Qualidade de Serviço (IQS)

Refere-se a qualidade na prestação de serviço Pix pelas instituições financeiras e instituições de pagamentos. Assim, cidadãos, empresas e entes governamentais possuem um conjunto mais completo de informações para escolher qual instituição eles querem contratar para usar o Pix.

O IQS é composto por três índices:

- Reclamações (IR): leva em conta reclamações de cidadãos, reclamações resolvidas e avaliação do cliente sobre atendimento prestado;

- Disponibilidade (ID): mede o grau de disponibilidade de infraestrutura necessária para a apresentação do Pix para os usuários finais;

- Timeouts (IT): considera a quantidade de transações que foram rejeitadas por exceder o tempo máximo estabelecido pelo BC. 

2.  Disponibilidade do DICT

Trata da disponibilidade das infraestruturas tecnológicas providas pelo BC. É a base que armazena as informações das Chaves Pix e respectivas contas transacionais.

Representa o tempo em que o DICT esteve disponível para processar as consultas de chaves Pix.  

3.  Disponibilidade do SPI

Também trata da disponibilidade das infraestruturas tecnológicas providas pelo BC.

O SPI é a infraestrutura de liquidação utilizada quando a transação envolve diferentes instituições. Esse índice expressa o grau de disponibilidade do SPI para os participantes.  

O Banco Central divulgou os resultados referentes ao mês de julho. Em relação ao IQS, a grande maioria das instituições ficou com a nota máxima no resultado mensal. Quanto à Disponibilidade do DICT e Disponibilidade do SPI, a meta do BC para ambos foi de 99,90%, e o resultado de julho foi equivalente a 99,92% e 99,98%, respectivamente. ou seja, o BC teve resultado superior à meta estabelecida.

 

Para estabelecer os índices são consideradas as Reclamações procedentes, para cada 1 milhão de transações Pix iniciadas e recebidas (são consideradas as reclamações por data de encerramento).

1. Dentre as instituições com maior Índice de Reclamações envolvendo Pix em julho/2021, estão:

- ABASTECE AI CLUBE AUTOMOBILISTA PAYMENT LTDA.;

- BANCO DIGIMAIS S.A.;

- BANQI INSTITUICAO DE PAGAMENTO LTDA;

- COOPERATIVA DE CRÉDITO SICOOB ALIANÇA;

- EWALLY TECNOLOGIA E SERVICOS S.A.;

- CACTVS INSTITUICAO DE PAGAMENTO S.A;

- COMPANHIA GLOBAL DE SOLUCOES E SERVICOS DE PAGAMENTOS S.A.;

- PEFISA S.A. - CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO.

I. Com maior índice Reclamações Registradas (RDR):

- COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SICOOB PAULISTA;

- CREFISA S.A. - CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTOS;

- ABASTECE AI CLUBE AUTOMOBILISTA PAYMENT LTDA;

- BANCO DIGIMAIS S.A;

- BANQI INSTITUICAO DE PAGAMENTO LTDA;

- COOPERATIVA DE CRÉDITO SICOOB ALIANÇA;

- EWALLY TECNOLOGIA E SERVICOS S.A;

- CACTVS INSTITUICAO DE PAGAMENTO S.A;

- COMPANHIA GLOBAL DE SOLUCOES E SERVICOS DE PAGAMENTOS S.A;

- PEFISA S.A. - CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO.

II. Com piores Índices de Resolução (<50%):

- ITAÚ UNIBANCO S.A.;

- CACTVS INSTITUICAO DE PAGAMENTO S.A;

III. Com piores Índices de Satisfação (<2):

- CACTVS INSTITUICAO DE PAGAMENTO S.A;

 

2. NÃO atingiram a meta de Disponibilidade:

- BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A.;

- BANCO GUANABARA S.A.;

- BANCO INBURSA S.A.;

- CELER PROCESSAMENTO COMERCIO E SERVICO LTDA.;

- CIELO S.A.;

- MERCADOPAGO.COM REPRESENTACOES LTDA.;

- BANCO BS2 S.A.;

- NEON PAGAMENTOS S.A.;

- CACTVS INSTITUICAO DE PAGAMENTO S.A.;

- COMPANHIA GLOBAL DE SOLUCOES E SERVICOS DE PAGAMENTOS S.A;

- BANCO COOPERATIVO SICOOB S.A. - BANCO SICOOB;

- BANESTES S.A. BANCO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO;

- BPP INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO S.A.;

- HUB PAGAMENTOS S.A.;

- BANCO C6 S.A.;

- BANCO DIGIO S.A.;

- CAIXA ECONOMICA FEDERAL;

- BANCO ALFA S.A.;

- BANCO MODAL S.A.;

- BANCO TRIANGULO S.A.;

- CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS CENTRAIS DE CRÉDITO E ECONOMIA FAMILIAR E SOLIDÁRIA - CRESOL CONFEDERAÇÃO;

- COOPERATIVA CENTRAL DE CRÉDITO – AILOS;

- BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A.;

- BANCO PAN S.A.;

- BANCO TOPÁZIO S.A.;

- MONEY PLUS SOCIEDADE DE CRÉDITO AO MICROEMPREENDEDOR E A EMPRESA DE PEQUENO PORTE LTDA.;

- BANCO MERCANTIL DO BRASIL S.A.;

- BANCO ORIGINAL S.A.;

- BANCO SAFRA S.A.;

3. Com maior índice de timeouts (pelo menos 5 dias no mês em que a quantidade de transações rejeitadas por timeout foi superior que 1% das transações recebidas e pelo menos 1 dia no mês em que a quantidade de transações rejeitadas por timeout foi superior que 10% das transações recebidas:

- BANCO OURINVEST S.A.;

- BANCO PINE S.A.;

- COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL DE OURO SULCREDI/OURO;

- COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE - SULCREDI/SÃO MIGUEL;

- LISTO SOCIEDADE DE CRÉDITO DIRETO S.A.;

- PARANÁ BANCO S.A.;

- PÓLOCRED SOCIEDADE DE CRÉDITO AO MICROEMPREENDEDOR E À EMPRESA DE PEQUENO - PORTE LTDA.;

- BANCO PAN S.A.;

- BANCO TOPÁZIO S.A.;

- MONEY PLUS SOCIEDADE DE CRÉDITO AO MICROEMPREENDEDOR E A EMPRESA DE PEQUENO PORTE LTDA;

 

4. Piores na classificação geral:

- BANCO MERCANTIL DO BRASIL S.A.;

- BANCO ORIGINAL S.A.;

- BANCO SAFRA S.A.

Qualidade de Serviço do Pix Foto: shutterstock

Qualidade de Serviço do Pix