Espaço Rock

Um Espaço que mostra o que afeta sua Vida Financeira:

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    Não diminua seu score! Use os simuladores da Rock

    O score de crédito é a “nota” dada a uma pessoa de acordo com o seu histórico de pagadora. Ele considera uma série de variáveis para avaliar qual é a probabilidade de alguém pagar as contas em dia nos próximos 12 meses. Quanto maior a pontuação, mais fácil será ter acesso a diversas modalidades de crédito.

    De 0 a 300 é considerada faixa baixa; de 301 a 500: faixa regular; de 501 a 700: faixa boa; e de 701 a 1000: faixa excelente.

    Não há segredo para aumentar o score, basta estar em dia com todos os tipos de dívidas: bancárias, luz, água, internet, gás entre outras. Quando você renegocia uma dívida e paga as parcelas em dia também aumenta o score.

    Por outro lado, algumas condutas também podem diminuir seu score: atrasar o pagamento de contas, tomar um empréstimo recentemente, renda mensal diminuiu etc.

    Consultar crédito em vários bancos também diminui o seu score. Se você anda de banco em banco consultando opções de crédito e linhas de empréstimo, seu score diminui. Assim, pesquisar várias opções de crédito e não aceitar, é visto como sinal que não esteja em condições de arcar com esses compromissos.

    Para evitar que você consulte crédito nos bancos ou financeiras, que fará com que diminua seu score, saiba que utilizando os SIMULADORES da Rock, você não precisará ir de banco em banco, nem afetar sua pontuação.

    Isso porque, além de poder usar os nossos simuladores gratuitamente quantas vezes quiser para simular vários tipos de crédito, na página SEU BANCO você encontra as taxas atualizadas de todos os produtos de crédito dos bancos. Assim, além de não precisar ir aos bancos e financeiras simular créditos e diminuir seu score, também não precisará ir de banco em banco para saber suas taxas para usar os simuladores.

    - Para acessar as taxas dos bancos: https://rock.com.br/seu-banco/taxas/

    - Para acessar os simuladores: https://rock.com.br/simuladores/

    Mantendo o seu score lá no alto! Foto: shutterstock

    Mantendo o seu score lá no alto!

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    Aposentadoria por invalidez não é permanente

    A antiga aposentadoria por invalidez, hoje chamada de aposentadoria por incapacidade permanente, apesar de ter o “permanente” em sua nomenclatura nunca se torna definitiva.

    Isso porque o art. 42 da Lei 8.213/91, impõe que o benefício será pago “enquanto permanecer nesta condição:

    “Art. 42. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição.”

    Há quem ache que isso muda quando o beneficiário completa 60 anos de idade. Contudo, só torna o aposentado por incapacidade isento do exame médico-pericial ordinário, não impedindo que, extraordinariamente, tenha de ser submetido a exame médico-pericial quando se fizer necessário para apuração de uma fraude, por exemplo, entre outras situações.

    Há quem ache que após 5 anos, a aposentadoria se torna definitiva, isso poque a Súmula 217 do STF, diz que: “tem direito de retornar ao emprego, ou ser indenizado em caso de recusa do empregador, o aposentado que recupera a capacidade de trabalho dentro de cinco anos, a contar da aposentadoria, que se torna definitiva após esse prazo.” Ou seja, prevê que a aposentadoria por invalidez que completasse 5 anos convertia-se em definitiva. Porém, tal Súmula, apesar de não ter sido cancelada, não está mais vigente e não pode ser mais aplicada, segundo o TST.

    Isso mostra a importância de fazer reservas e investimentos para garantir estabilidade financeira e, sobretudo, para preparar uma ótima aposentadoria sem depender do INSS. Não importa a idade ou se tem pouco dinheiro, é possível garantir uma boa aposentadoria.

    Você pode usar, gratuitamente, os nossos SIMULADORES para estimar o benefício mensal na aposentadoria, bem como a reserva bruta acumulada, de acordo com o que pretende:

    https://rock.com.br/simuladores/aposentadoria/

    Não dependa do INSS Foto: shutterstock

    Não dependa do INSS

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    Projeto Garantias pode liberar R$ 12 trilhões de crédito

    O novo projeto de Garantias apresentado pelo governo tem o potencial de liberar até R$ 12 trilhões em créditos novos. Estimativas mais conservadoras indicam um potencial de R$ 8 trilhões.

    Além do volume, a expectativa é de uma forte redução dos juros cobrados pelos bancos.

    Um dos temas centrais é a criação das Instituições Gestoras de Garantias (IGGs). O IGG permitirá que um bem terá seu valor fracionado para servir de garantia para vários contratos de empréstimos.

    Por exemplo, uma casa de R$ 1 milhão poderia ser utilizada para vários empréstimos.

    O IGG irá avaliar o bem e determinar quanto de crédito poderá ser liberado. Os empréstimos poderão ser feitos nos bancos credenciados no IGG.

    Em caso de inadimplência, o IGG venderá o bem e liquidará o empréstimo.

    Outro ponto importante: coloca em lei algo que já está na jurisprudência, o limite de 50% do valor de avaliação para determinar preço vil.

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    Casa como garantia para vários empréstimos

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    Ganhos decorrentes de Stok Option Plan não refletem sobre o FGTS

    O Stok Option Plan, conhecido como plano de Opção de Compra de Ações, é uma forma da empresa ou startup fornecer aos seus empregados a opção de adquirir as ações da empresa a um valor pré-determinado após certo tempo. É uma ferramenta para atrair e reter talentos nas empresas, principalmente, em startups.

    A diferença desse plano para opção de ações comuns é que a pessoa irá adquirir o direito de comprar as ações no futuro. É uma possibilidade de benefício decorrente de vínculo empregatício, onde o empregado pode adquirir ações a um valor abaixo do mercado (preço de exercício), que pode ser baseado no preço da ação da companhia no momento da assinatura do contrato. Porém, o empregado não é obrigado a exercer a compra das ações.

    Esse era um benefício restrito a executivos de alta senioridade que trabalhavam em grandes empresas. Contudo, a partir de 1980, começou a prática de oferecer esse plano de opções para os demais colaboradores, permitindo que os colaboradores se tornem sócios da empresa que estão ajudando a construir.

    Algumas conhecidas empresas possuem esse plano: Nubank, Creditas, iFood, 99, RD Station, Gympass e Rock Content.

    Ocorre que eventuais ganhos decorrentes do Stok Option não refletem sobre o FGTS, nem sobre férias e 13º salário. Isso porque tal benefício não se encontra atrelado à força laboral, não possuindo natureza de contraprestação, não havendo que se falar em natureza salarial, segundo entendimento da 5ª Turma do TST, no julgamento do Recurso de Revista nº 201000-02.2008.5.15.0140.

    Dessa forma, logicamente, não há de se falar em qualquer indenização na hipótese do trabalhador ser desligado da empresa antes de terminar o prazo para exercer suas ações, vez que não teria adquirido o direito.

    Opção de Compra de Ações pelo empregado Foto: shutterstock

    Opção de Compra de Ações pelo empregado

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    Selic subiu para 7,75% e os juros futuros com curva flat

    O Banco Central subiu a taxa selic de 6,25% para 7,75%.  

    Sobre o mundo de investimentos, o grande destaque foi a forte mudança da curva futura de juros. Basicamente, a partir de janeiro de 2023, os juros futuros ficam “flats” em patamares entre 12,35% a 12.51% ao ano.

    Segue as taxas dos juros futuros no dia 01 de novembro de 2021:

    -DI Jan/22: 8,38%

    -DI Jan/23: 12,36%

    -DI Jan/24: 12,51%

    -DI Jan/25: 12,48%

    -DI Jan/26: 12,42%

    -DI Jan/27: 12,46%

    -DI Jan/28: 12,41%

    -DI Jan/29: 12,46%

    -DI Jan/30: 12,42%

    -DI Jan/31: 12,40%

    -DI Jan/33: 12,35%

    Então, você pode ter taxas de 12% com prazos curtos como em janeiro de 2023 e janeiro de 2024, bem como oportunidades de taxas de 12.35% por 10 anos.

    Pode-se encontrar taxas de CDB com taxas de 14%, 15% ao ano de pequenos bancos.

    Por fim, normalmente, a curva de juros segue uma inclinação positiva, isto é, os juros sobem a medida que o prazo aumenta. Ter uma curva de juros "flat" geram oportunidades para diversificar prazos dos investimentos com taxas atrativas.

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    Curva Flat

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    Não é lugar, não é a situação, não é problema que define uma pessoa abençoada

    As histórias de José, Jacó e Isaque nos ensinam que, independente das situações, dos problemas, dos lugares, quando o Senhor Deus quer abençoar uma pessoa nada pode impedir. Assim como, as pessoas que estão em volta de uma pessoa abençoada também recebem as benções de Deus.

    Deus abençoou José e a casa de Potifar foi abençoada.

    Deus abençoou Jacó e casa de Labão foi abençoada.

    Isaque prosperou nas terras dos filisteus.

    José na casa da Potifar

    Gênesis 39:1. E José foi levado ao Egito, e Potifar, eunuco de Faraó, capitão da guarda, varão egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado.

    Gênesis 39:2. E o Senhor estava com José, e foi varão próspero, e estava na casa de seu senhor egípcio.

    Gênesis 39:5. E aconteceu, que desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José, e a bênção do Senhor foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.

    Jacó na casa de Labão

    Gênesis 30:27. Então, lhe disse Labão: Se, agora, tenho achado graça a teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o Senhor me abençoou por amor de ti.

    Gênesis 30:28. E disse mais: Determina-me o teu salário, que to darei.

    Isaque na terra dos filisteus

    Gênesis 26:12. E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o Senhor o abençoava.

    Gênesis 26:13. E engrandeceu-se o varão e ia-se engrandecendo, até que se tornou muito grande.

    Gênesis 26:14. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejaram.


    Deus também não deixou José, Jacó e Isaque enganados.

    Labão tentou enganar Jacó 10 vezes com mudanças do seu salário.

    Os Filisteus quiseram impedir a prosperidade de Isaque tampando e tomando os poços de água. 

    Finalmente, o propósito de José não foi impedido pela mulher de Potifar.

    Jacó não é engado por Labão

    Gênesis 31:7. Mas o vosso pai me enganou e mudou o salário dez vezes, porém, Deus não lhe permitiu que me fizesse mal.

    Gênesis 31:8. Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário, então, todos os rebanhos davam salpicados. E, quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todos os rebanhos davam listrados.

    Filisteus não conseguiram impedir que Isaque encontrasse água

    Gênesis 26:15. E todos os poços que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de Abraão, seu pai, os filisteus entulharam e encheram de terra.

    Gênesis 26:18. Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale e acharam ali um poço de águas vivas.

    José não é engado pela mulher de Potifar

    Gênesis 39:7. E aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e disse: Deita-te comigo.

    Gênesis 39:8. Porém, ele recusou e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo e entregou em minha mão tudo o que tem.


    E como ser abençoado por Deus? Vamos ver o que diz Deuteronômio 28.

    Deuteronômio 28:1. E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.

    Deuteronômio 28:2. E todas as bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus.

    A resposta é simples, mas não é fácil: Ouvir a voz de Deus e cumprir os estatutos e os mandamentos. Interessante, que primeiro é ouvir a voz de Deus, que ainda é reforçado no versículo 2 (quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus) e cumprir os estatutos e mandamentos de Deus. 

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    Muito cuidado com os Consórcios

    Segundo a definição do dicionário, consórcio quer dizer associação ou união. Ou seja, forma-se um grupo de pessoas com o mesmo objetivo de adquirir alguma coisa. 

    O consórcio mais comum é de carros, mas também temos de motos, casas, imóveis e até televisores.

    Para você participar de um consórcio terá que fazer aplicações mensais para adquirir o bem. Muitas pessoas utilizam o consórcio como forma de poupar algum dinheiro, já que não possuem o hábito e a disciplina de realizar investimentos mensais.

    No entanto, devemos mencionar que o Consórcio tem muitos custos, como os custos da taxa de administração, taxa de fundo de reserva, penalidades no momento do saque antecipado e multas de juros sobre as prestações atrasadas acrescidas de multa moratória. 

    Seguem as principais características de um consórcio:

    1) Prazos dos consórcios

    Os consórcios têm prazo bastante longo. 

    Os consórcios de carros podem ter 60, 72 prestações mensais.

    Os consórcios de casa podem ter 200, 300 e até 400 prestações mensais. Neste último caso, mais de 30 anos pagando.

    Os consórcios de eletroeletrônicos podem ter prazo de 24, 36 meses. 

    2) Custos do consórcio

    Vamos falar dos custos embutidos no produto consórcio.

    a) Taxa de administração

    O primeiro deles é a taxa de administração, os bancos chegam a cobrar de 12% a 25% pela vida do contrato. Isso mesmo de 12% a 25%. Mas importante que é pela vida do contrato, ou seja, cobrado para 5 anos, 6 anos. Essa taxa já é bastante alta. Se você mesmo pegasse o dinheiro e guardasse em um produto de investimento como CDB ou Tesouro Direto não teria esse custo, além disso, ganharia uma remuneração pela aplicação desse dinheiro.

    b) Taxa fundo de reserva

    O segundo custo é da taxa de fundo de reserva, cuja taxa está entre 2% a 5% sobre a vida do contrato. No caso do resgate antecipado, não existe devolução dessa taxa.

    c) Taxa de adesão

    O terceiro custo é a taxa de adesão que varia de 1% a 2%, que é cobrada de uma vez.

    d) Correção das prestações

    Temos ainda a correção das prestações. Ou seja, a prestação que você paga aumenta todo o ano, de acordo com algum índice para repor a inflação do período.

    e) Cobrança de juros e multa moratória

    A cobrança de juros que é de cerca de 1% ao mês sobre as prestações atrasadas e de 2% de multa moratória.

    f) Custo do resgate antecipado

    Existe também o custo no momento do resgate antecipado que pode levar 10% do que foi investido.

    g) Custo de oportunidade

    Finalmente, temos o custo de oportunidade, ou seja, o seu dinheiro não rende como deveria render como se estivesse em um bom investimento.

    3) Se eu não consigo mais pagar o consórcio

    Em três casos, existe uma multa de infração contratual que pode girar entre 10% a 15% do valor.

    a) Caso o consorciado desista de participar;

    b) Caso o consorciado não pagar 3 parcelas seguidas ou não;

    c) Caso consorciado quebrar alguma cláusula do contrato;

    4) Se eu desisto do consórcio

    A desistência do consórcio foi sempre muito debatida no meio jurídico. 

    Se você seguir o que está no contrato: você vai receber o dinheiro somente no final do contrato. Ou seja, se você tem um contrato de 200 meses, somente receberá depois de 200 meses.

    Se você tem um contrato de 72 meses, receberá somente depois de 72 meses.

    Em alguns casos, pessoas tem entrado na justiça para reaver o dinheiro antes, temos dois lados:

    -Têm pessoas que perdem o caso, porque o juiz acha que essa retirada antecipada vai gerar danos aos demais integrantes do consórcio.

    -Têm pessoas que ganham o caso. O juiz considera o prazo restante, o valor, a idade do consumidor para liberar o dinheiro.

    Se você tivesse feito um CDB com liquidez ou Tesouro Direto teria o dinheiro a qualquer momento.

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    Descobrindo os consórcios

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    C6 Bank é o pior banco do último trimestre. Veja o porquê

    No ano passado, o C6 Bank ocupou o terceiro lugar como pior banco no Ranking Rock de 2020.

    O C6 Bank aumentou em 4.982.658 seu número de clientes desde janeiro/2021, fazendo com que, no último trimestre, estivesse entre os 10 maiores bancos.

    Porém, apesar de ter diminuído o seu índice de reclamações desde o início deste ano, isso não impediu que, no último trimestre, estivesse em 1º lugar com maior índice de reclamação: 149,45.

    No entanto, analisando os tipos de reclamações dos rankings do Banco Central, é possível perceber que o C6 Bank, que possui diversos problemas quanto ao crédito consignado, tem melhorado nesse quesito.

    Isso porque em 2020 foi o banco que mais teve irregularidades referente à oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada, com 6.044 ocorrências reguladas procedentes. Neste ano de 2021, apesar de ter diminuído o número de reclamações, no primeiro (4.217) e segundo (2.111) trimestre foi líder em reclamações sobre crédito consignado. No último trimestre, também diminui o número de reclamações sobre consignado (392), caindo para o 2º lugar.

    Quanto aos serviços relacionados a operações de crédito, o C6 BANK que estava em primeiro lugar com o maior número de reclamações (838), no primeiro trimestre, caiu para o quinto lugar, com 137 reclamações no segundo trimestre, e no terceiro trimestre caiu para o 13º lugar, com 26 reclamações.

    Ainda sobre o tipo de reclamação, o C6 Bank ocupou o ranking em:

    1º lugar:

    - Pix – liquidação;

    - Insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BC;

    - Insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB;

    - Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados ao serviço de credenciadora de cartões;

    - Integridade, confiabilidade, segurança, sigilo e legitimidade das operações e serviços - conta de pagamento pré-paga;

    - Irregularidades relacionadas à liquidação de documentos (exceto cheques);

    - Irregularidades relacionadas ao acompanhamento de conta;

    - Irregularidades no processo de encerramento de conta de pagamento;

    - Utilização incorreta da taxa de desconto no cálculo do valor presente relacionadas às demais operações de crédito, exceto as de crédito consignado e de financiamento imobiliário;

    - Cobrança irregular de tarifa pela prestação de serviços de credenciadora de cartões;

    - Irregularidades relacionadas ao atendimento da Ouvidoria;

    - Débito em conta de pagamento pré-paga não autorizado pelo cliente, ou não cumprimento das regras aplicáveis.

    2º lugar:

    - Pix - iniciação

    - Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito;

    - Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking;

    - Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de débito;

    - Irregularidades no processo de encerramento de conta de depósitos à vista;

    - Descumprimento de prazo de resposta da reclamação registrada no BC;

    - Utilização incorreta da taxa de desconto no cálculo do valor presente relacionadas às operações de crédito consignado;

    - Irregularidades relacionadas ao acompanhamento de conta de pagamento;

    - Outras irregularidades.

    3º lugar:

    - Pix - experiência do usuário;

    - Cancelamento de contrato a pedido do cliente não atendido;

    - Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito;

    - Cobrança irregular de tarifa relacionada ao cartão de crédito;

    - Abertura de conta de pagamento sem documentação necessária ou com documentação falsa;

    - Oferta ou prestação de informação sobre o serviço de credenciadora de cartão de forma inadequada.

    Portanto, apesar de ter melhorado o seu índice de reclamações e o número delas sobre crédito consignado e operações de crédito, ainda foi o banco com maior número de reclamações do último trimestre.

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    Clientes insatisfeitos

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    Cartão de crédito volta a ser líder em reclamações

    De acordo com uma pesquisa do SPC, 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento, sendo uma das principais modalidades de pagamento usadas pelos consumidores não só no país, mas em todo o mundo.

    E, devido ao grande uso do cartão de crédito, são constantes as reclamações sobre as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito. Ou seja, envolve situações como:

    - Cobrança em fatura que deveria ser estornada;

    - Cobrança indevida em fatura;

    - Compras não reconhecidas feitas com cartão de crédito clonado/roubado;

    - Cobranças em duplicidade;

    - Não reconhecimento de pagamento de fatura;

    - Inconsistências em dados fornecidos ao cliente em fatura (ex: soma dos lançamentos é diferente do total da fatura).

    Em 2020, os serviços sobre cartão de crédito foram líder em reclamações no primeiro e segundo trimestre. Após, caiu para o 3º lugar no terceiro e quarto trimestre de 2020.

    Já neste ano, caiu para o 4º lugar no primeiro trimestre. Contudo, no segundo trimestre subiu para o 3º lugar e, no último trimestre, saltou para o 1º lugar no ranking das reclamações mais frequentes por assunto divulgado pelo Banco Central.

    Os bancos com mais reclamações envolvendo cartão de crédito no último trimestre, foram:

    1º SANTANDER

    2º ITAU

    3º BRADESCO

     

    Se você tem dívidas no cartão de crédito e quer saber estratégias para sair delas, veja a resposta da Rock sobre a pergunta feita na COMUNIDADE ROCK: “Como sair da dívida do cartão de crédito?”: https://rock.com.br/comunidade/como-sair-da-divida-do-cartao-de-credito/

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    Maior número de reclamações

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    Nubank sai do índice zero de reclamações

    O Nubank aumentou o seu número de clientes significativamente desde o início de 2021. O aumento foi de 8.492.952 clientes. No primeiro trimestre estava com 13.774.766, no segundo com 17.916.854 e no terceiro com 22.267.718.

    Todo trimestre o Banco Central divulga o ranking de reclamações dos bancos e, até então o Nubank tinha apresentado índice zero de reclamação, tanto no primeiro como no segundo trimestre.

    Já no terceiro trimestre, o Nubank saiu do índice zero indo para o índice 0,13.

    O Nubank teve o total de 38 reclamações: 3 reclamações reguladas procedentes, 18 Reclamações reguladas - outras, 17 reclamações não reguladas.

    Mas para estabelecer o índice do ranking, o Banco Central considera as reclamações reguladas procedentes que, no caso do Nubank, foram 3 reclamações:

    1-   Insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB:

    Para os casos de insatisfação com a resposta (incompleta ou incorreta) recebia da instituição financeira à reclamação registrada no BC.

    2-   Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito:

    Para os casos envolvendo o não fornecimento ao cliente de coletos ou outro documento que viabilize a liquidação antecipada de operações de crédito.

    3-   Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito:

    Para os casos que envolve:

    - Atraso na liberação do crédito;

    - Cobrança de parcela já quitada;

    - Cobrança em duplicidade;

    - Demora para devolver parcela cobrada indevidamente;

    - Divergência no valor ou na quantidade de parcelas.

    Conclusão: O número de reclamações procedentes pode ser bem pequeno em relação ao número de clientes que o Nubank tem, mas é preciso considerar que, quem estava mantendo o índice zero até agora, está começando a ter mais reclamações. Assim, seus clientes devem estar mais atentos.

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    Roxinho tendo reclamações

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      Nure

      Eu gosto muito da Nubank, porém, me deram um limite de crédito de apenas R$ 200 e até hoje só aumentou para R$ 260. Peço para aumentar o limite de crédito e nada.

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