Foto de Rock
Rock Rubi

+ Análise

“A bênção do Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores.” Provérbios 10:22

Benção que enriquece 

O versículo acima nos fala sobre as bênçãos de Deus: honra, prosperidade, exaltação, bens, paz, longevidade, riqueza etc. Mas, é preciso lembrar que a bênção de Deus é dispensada mediante a obediência conforme está escrito em Deuteronômio 11: 26-28. Ou seja, está diretamente condicionada às nossas escolhas, decisões e estilo de vida. 

Em Provérbios 10:6 diz que: “Bênçãos há sobre a cabeça dos justos, mas a violência cobre a boca dos ímpios.” De modo que o favor de Deus é para com o justo enquanto os ímpios vivem da consequência do seu furor e transgressão.

Justo x Ímpio

Mas quem seria o justo e o ímpio? Ser justo ou ímpio não é uma questão entre os que são ou não são de Deus, mas definimos pela sua índole e pela justiça. O justo teme ao Senhor, ama a Deus sobre todas as coisas, busca a verdade e a justiça, procura fazer o que é certo, justo, honesto, possui o amor e a bondade, é leal e humilde de coração, tem princípios éticos e morais etc.

O ímpio vive de acordo a sua própria lei, é injusto, faz o que é errado, ama a prática da maldade, não teme a Deus, faz para si deuses conforme sua natureza e o que acha melhor e mais conveniente para si mesmo, mente, frauda, engana, mata, rouba, transgride as leis, é ganancioso, vaidoso, orgulhoso etc.

Fonte de bênçãos 

E como cada um possui a sua fonte de bênçãos? A fonte de bênçãos de riqueza do justo provém do Senhor Jesus Cristo, e ela não acrescenta dores. Contudo, muitas pessoas têm uma compreensão errada, pois entendem que tais bênçãos dadas por Deus, não trará consigo consequência dolorosa alguma. Mas de uma forma geral, a riqueza pode trazer consigo uma medida de medo, necessidade de administração, preocupação e inveja dos outros. Por esta razão, devemos lembrar do que Jesus disse em Jó 16:33: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Ou seja, o homem na sua condição existencial já está propício a passar por tribulações, aflições e problemas. 

Mas é entender que as bênçãos de Deus elas não causam dores e consequências além do que já estamos destinados a passar. Além disso, quando Deus abençoa um homem tornando-o rico, Ele também dá contentamento, felicidade, paz e sabedoria para lidar com as aflições sem sofrer consequências árduas, o que resulta numa benção dobrada. E os justos, no tempo de Deus, receberão a recompensa por sua integridade.

Dores adicionais do ímpio

Mas a forma do ímpio de obter riquezas trará consigo dores adicionais, mais aflições, mais tribulações, mais problemas e mais consequências, além do que já estão também destinados a passar. 

Eclesiastes 5:12: “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer coma muito, mas a fartura do rico não o permite dormir.”

Pois quem ama e pratica a maldade não prosperará, embora pareçam ter sucesso nesta vida, sofrerá as consequências da sua maldade, como a morte, o roubo, a prisão, a preocupação, a desonra, o desrespeito, o inferno e muitas vezes perdendo até a sua família. Além disso, o esforço humano sem a bênção de Deus não funciona.

Salmos 127:1: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”

Conclusão

Portanto, a única riqueza que você deve desejar é a bênção de Deus, pois Ele dá a paz e o contentamento com ela.

Eclesiastes 5:19: “E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isso é dom de Deus. 

Em fim, que vivamos com a certeza de que Deus espera que sejamos justos, íntegros, e que busquemos a justiça, pois seus olhos contemplam os justos e Ele se agrada da sua retidão.

A benção do Senhor enriquece Foto: 500px

A benção do Senhor enriquece

  • Foto de wagner
    wagner

    Em poucas palavras vc prega uma "meritocracia religiosa" pela qual Deus não aprova.

    +
  • Foto de wagner
    wagner

    Injustos são os ímpios que nunca se converteram a Cristo, independente de seus comportamentos.

    +
  • Foto de wagner
    wagner

    Justos são todos aqueles a quem Deus os recebeu ou seja, quem aceitou a Jesus.

    +
  • Foto de wagner
    wagner

    Nunca foi isso!!!

    +
  • Foto de wagner
    wagner

    Quem te falou que a diferença entre justos e injustos são diferenciadas pelo comportamento humano???

    +