Foto de Rock
Rock Rubi

+ Análise

1º Timóteo 5. A família, a parentela e os crentes devem ajudar a verdadeira viúva

Em 1º Timóteo 5:8 diz: Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua própria casa, negou a fé e é pior do que o infiel.

Essa é uma passagem interessante, mas algumas pessoas utilizam esse versículo apenas para justificar certas atitudes e esquecem que está dentro do contexto da ajuda para com as viúvas.

1º Timóteo 5:1-16, fala da verdadeira viúva e a respeito dos da própria casa que devem ser ajudados.

Para a viúva receber ajuda deveria ter vários requisitos:

Primeiro Requisito: Ser verdadeiramente viúva

1º Timóteo 5:3. Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.

Por que a bíblia falaria sobre uma verdadeira viúva? 

Por dois motivos:

a) Existiam viúvas que não precisavam de ajuda, ou seja, tinham condições de se sustentar. 

b) Havia esposas que mentiam que eram viúvas para receber ajuda de terceiros e da igreja. Em outras situações, o marido não exercia o devido sacerdócio da casa.

Segundo Requisito: Uma mulher de oração

 1º Timóteo 5:5. Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus e persevera de noite e de dia em rogos e orações.

Novamente, aparece a questão da verdadeira viúva e ela tem que ser uma mulher de oração e que espera em Deus.

Terceiro Requisito: Que não vive em deleites e prazeres

1º Timóteo 5:6 Mas a que vive em deleites, vivendo, está morta.

A Palavra de Deus é justa, quer dizer, não faz sentido ajudar uma viúva para ela viver nos deleites e prazeres da carne. Deve-se ajudar as viúvas que, realmente, precisam de comida, de um lugar para morar, roupas e necessidades básicas. E não aquelas que utilizam o dinheiro para prazeres da carne. A bíblia diz que esta já está morta.

2º Tessalonicenses 3

Por último, não devemos esquecer do trabalho, como está em 2º Tessalocicenses 3, as pessoas devem trabalhar e não viver ociosas (Se não quiser trabalhar, também não coma).

10 Quando ainda estávamos com vocês, nós ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma.

11 Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia.

A partir do versículo 9 de 1º Timóteo 5, mostra quais viúvas deveriam ser inscritas para receber ajuda da Igreja. Agregou-se as seguintes características:

Quarto Requisito: Viúvas com mais de 60 anos e de um marido só.

1º Timóteo 5:9. Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido.

Quinto Requisito: Fez a boa obra e criou os filhos

1º Timóteo 5:10. Tendo testemunho de boas obras, se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda boa obra.

Paulo fala que se a viúva não é sozinha, ou seja, os filhos e netos devem ajudar, principalmente, os que moram na própria casa.

1º Timóteo 5:4. Mas, se alguma viúva tiver filhos ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família e recompensar seus pais, porque isto é bom e agradável diante de Deus.

1º Timóteo 5:8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente da sua própria casa, negou a fé e é pior do que o infiel.

Os filhos e netos tem a obrigação de ajudar a verdadeira viúva. E especialmente os filhos e netos que moram na própria casa da viúva.

A bíblia é sábia, porque faz total sentido que a prioridade de ajuda deve vir, principalmente, dos da própria casa. Porque representa a estrutura de uma família. Se um dos filhos já se casou, criou-se uma outra família.

Além disso, se um filho ainda mora com sua mãe viúva e tem os cuidados desta, além de ter os benefícios dessa casa (lugar, água, luz, internet, comida), deve recompensar os pais. 

Mas é claro que outros filhos que já se casaram podem ajudar, mas foi colocado uma prioridade aos da própria casa (é a ideia de oikos: uma casa ou família, ou relativo a certa casa ou família). Na bíblia, família refere-se ao marido, esposa e filhos. Se um filho se casa, tem-se outra família. O restante torna-se parentela.

Finalmente, notamos que a igreja estava sobrecarregada. Assim, se a viúva não tivesse família e parentela, os crentes deveriam ajudar (termina o versículo mencionando novamente a viúva verdadeira).

1º Timóteo 5:16. Se alguém crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.

Portanto, a bíblia ensina que devemos ajudar a família, principalmente, os da casa e aquelas que ficaram sem o marido para prover o sustento, mas antes, devemos analisar certos comportamentos dessas pessoas, se elas se esforçam para trabalhar, se aproveitam da maneira correta tal ajuda e não as usam para se deleitar e se tornarem acomodadas. Porque do contrário, você poderá até mesmo arriscar suas finanças e acontecer de ambos necessitarem de ajuda financeira.

A verdadeira viúva Foto: 500px

A verdadeira viúva