12

Tenho uma aplicação na previdência VGBL e no momento só estou perdendo, qual a melhor aplicação no momento para eu fazer transferência, para ganhar e deixar de perder?

Tenho uma aplicação na previdência VGBL e no momento só estou perdendo, qual a melhor aplicação no momento para eu fazer transferência, para ganhar e deixar de perder?
1
+

Muito obrigada por me ajudar e vou seguir suas indicações

8d por Eveline
Respostas (1)
12

Concordamos que o VGBL não é um bom investimento, principalmente, pelas altas taxas de administração e tipo de imposto escolhido.

Segue um passo a passo de o que fazer com o VGBL:

Primeiro: Saiba tudo do seu VGBL:

-Taxa de administração;

-Taxa de carregamento;

-Imposto de renda escolhido: Regressivo ou Progressivo.

-Modalidade de renda;

-Quanto tempo está no VGBL;

Segundo: Você tem 2 possibilidades. Resgatar o dinheiro e investir em outro produto ou fazer a Portabilidade do VGBL para outro VGBL com menor taxa de administração.

Para saber qual das 2 opções escolher, você precisará saber exatamente o valor que receberá no resgate. Geralmente, os bancos mostram o valor cheio, ou seja, ainda sem descontar o imposto de renda. Portanto, é importante saber o prazo da aplicação.

No caso do imposto regressivo diminui com o prazo:

-até 2 anos: 35%

- de 2 a 4 anos: 30%

- de 4 a 6 anos: 25%

- de 6 a 8 anos: 20%

- de 8 a 10 anos: 15%

-Acima de 10 anos: 10%.

Dependendo do prazo da aplicação, valerá a pena fazer a portabilidade do VGBL. Com a Portabilidade, você não perde o benefício da regressão do imposto.


Terceiro: Pode-se resgatar e aplicar em um novo produto. As sugestões para longo prazo são:

-CDB de bancos que pagam 130% a 135% do CDI. Existem alguns bancos que oferecem produtos pré-fixados com taxas de 10% ao ano. Porém são prazos bem longos. Lembrando, que existe a garantia do FGC de até R$ 250 mil por banco e CPF, limitado ao montante total de R$ 1 milhão.

-LCI ou LCA de bancos com taxas acima de 110% do CDI. Esses produtos não tem imposto de renda sobre o ganho de capital. Também tem a garantia do FGC.

-Tesouro Direto Pré-fixado ou IPCA: Pode-se alocar outra parte nestes 2 produtos com prazos longos. Importante salientar que esses 2 produtos tem risco de juros, quer dizer, quando os juros sobrem podem apresentar rentabilidade negativa no caso de resgate antecipado.


Quarto: Faça muitas simulações para saber o que é melhor:

https://rock.com.br/simuladores/investimentos/

https://rock.com.br/simuladores/previdencia/

Foto de RockTheBank

Acesso grátis a todo conteúdo. Seja um Rocker!

Para acessar sem limites a nossa plataforma, entre para a Rock The Bank e conecte-se.