21

Qual é a melhor estratégia de diversificação de ativos?

Gostaria de entender qual é a melhor estratégia de diversificação de ativos. Eu concentro em poucos ações de empresas ou varias ações?

 

Respostas (1)
20

De maneira geral, recomenda-se uma boa diversificação de produtos financeiros. Seja em renda fixa (CDB, LCI, Tesouro Direto Selic, Tesouro Direto Prefixado, Tesouro Direto IPCA, renda variável e ativos mais arriscados (criptomoedas, startups, criptoativos: mas com percentual pequeno de 1% a 5% do total do portólio).

Também recomenda-se uma diversificação de vencimentos, seja ativos com liquidez diária, de médio prazo e longo prazo.

Dentro da carteira de renda variável, também deve diversificar. Recomenda-se uma boa diversificação de ações, visto que não se sabe qual será a empresa vencedora. Veja o que disse Warren Buffet e Charlie Munger na reuinão dos acionistas da Berkshire Hathaway em 2013.

Buffett disse que teve de 400 a 500 ações durante a vida e que ganhou a maior parte do seu dinheiro com dez delas.

Charlie Munger disse: “Se descontássemos alguns dos principais investimentos da Berkshire, o histórico de longo prazo da empresa seria bem mediano”.

Da mesma forma, quando se investe em startups, a maioria dos investimentos irá fracassar, mas alguns acertos mais que compensam as perdas.

Recomenda-se procurar um analista / consultor CVM para ajudar em ativos mobiliários de investimento.

Foto de Rock

Acesso grátis a todo conteúdo. Seja um Rocker!

Para acessar sem limites a nossa plataforma, entre para a Rock The Bank e conecte-se.