Foto de GIA

criada há 1mês

Foto de RockTheBank

editada há 1mês

11

Quais os prós e contras do limite de juros do cheque especial a 8%?

Como isso afeta os bancos? Como isso afeta os clientes? Qual é o impacto desse ocorrido no Brasil? É momento de tomar alguma atitude para não se prejudicar? São várias dúvidas.

Respostas (1)
10
+

1) Impacto Sociedade:

Foi uma das melhores medidas implementas pelo Banco Central nos últimos anos, porque vai ajudar muito brasileiros, principalmente, os de menor renda.

O Banco Central determinou um limite máximo de taxa de 8% ao mês, enquanto alguns bancos cobravam taxas que chegavam a 15% ao mês. Além disso, para limites até R$ 500 de cheque especial, os bancos não podem cobrar tarifa do limite de 0,25% ao mês.

Os clientes mais prejudicados serão aqueles que têm um alto limite do cheque especial e não utilizam, porque será cobrado uma tarifa mensal de até 0,25% ao mês sobre o limite acima de R$ 500.

2) Impacto nos Bancos:

Vai afetar a receita dos bancos, já que o cheque especial é uma fonte importante de ganho. No entanto, os bancos buscarão compensar a perda da receita com a cobrança de tarifa do limite do cheque especial.

3) Atitude a tomar:

a) Verificar seu limite de cheque especial, se você utiliza esse limite. Porque, o ideal seria solicitar a diminuição do limite de cheque especial que não utilize para não pagar a tarifa de até 0,25% ao mês.

b) Outra ponto é a possibilidade de realizar a portabilidade do cheque especial a partir de abril de 2020. Você poderá mudar de banco, caso encontre taxas mais baixas no processo de portabilidade.

c) Acompanhar o que banco faz com seu limite de cheque especial. Para aumentar o limite, o banco precisará de uma aprovação prévia do cliente. Para diminuir o limite, o banco precisa avisar com 30 dias de antecedência, desde que haja alteração do perfil de risco do cliente. Caso o banco não cumpra com isso, pode fazer uma reclamação contra o banco.

Foto de RockTheBank

criada há 1mês

Quer Perguntar? Quer Responder?

Para acessar todo o conteúdo de nossa plataforma,
entre para a Rock The Bank e conecte-se.