7

Porque os Bancos Digitais não tem convênio com o Governo Federal para que os servidores públicos possam receber seus salários diretamente neles?

Eu gostaria de saber porque os funcionários públicos federais não podem receber seus salários diretamente em suas contas em bancos digitais. Sempre há a necessidade de ter uma conta em um banco tradicional que faz uma TED para conta do banco digital depois que o pagamento é efetuado.

Respostas (1)
8

Temos os seguintes pontos em relação ao convênio de folha de pagamento ou salário:

1) Conta salário é definida pelo empregador

O primeiro ponto é que a conta salário é determinado pelo empregador seja do setor privado ou público. Portanto, o convênio de receber salários em certo banco é definido pelo Governo Federal. O mesmo acontece com o setor privado, ou seja, uma empresa privada pode estabelecer onde o empregado receberá o salário.

2) Portabilidade de conta salário

O empregado pode fazer a portabilidade de conta salário para qualquer banco que tenha este serviço. Logo, você pode receber por um banco público, mas poderá transferir os recursos para outro banco sem nenhum custo.

3) Bancos ou Pagamentos digitais

Nem todos os ditos bancos digitais tem conta corrente ou conta salário. Porque, não exercem todas as atividades bancárias, mas são apenas sistemas de pagamento. No começo o Nubank era apenas um sistema de pagamento. Depois conseguiu autorização para ser um banco e ter conta corrente.

Outro ponto, nem todos os bancos digitais tem uma oferta ampla de produtos e serviços como empréstimos, financiamentos, seguros e outros.

Finalmente, alguns bancos digitais ainda são novos, por conseguinte, ainda passam por aprimoramentos.

4)Preferência do setor público

Geralmente, o setor público tem a preferência de manter a conta salário em bancos públicos como a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. As 2 principais razões são: 

-ajudar os bancos públicos;

-facilitar os controles.

Conclusão: Você pode solicitar a portabilidade de conta salário para outro banco, porque a decisão do convênio é do empregador.

Foto de RockTheBank

Acesso grátis a todo conteúdo. Seja um Rocker!

Para acessar sem limites a nossa plataforma, entre para a Rock The Bank e conecte-se.