14

Porque devo declarar Bitcoin e outras criptomoedas no Imposto de Renda?

Porque devo declarar Bitcoin e outras criptomoedas no Imposto de Renda?
+

Acredito que, seja o mesmo procedimento de ações, ou seja, campo de "bens e direitos"...

1mês por Marcio79
Respostas (1)
13

Deve-se declarar os bitcoins e outras criptomoedas porque é obrigatório. Da mesma forma, como qualquer outro bem ou qualquer outra forma de obtenção de renda. Declara-se as posições acima de R$ 5 mil em outros bens e direitos. Bem como, declara-se os ganhos de capital para movimentações mensais acima de R$ 35 mil.

Se o pagamento do Imposto for efetuado após o vencimento, incidem multa e juros de mora, calculados sobre o valor do Imposto.

A multa de mora é de 0,33% do valor do Imposto por dia de atraso, calculada a partir do primeiro dia útil após o vencimento do prazo para o pagamento. A multa é limitada a 20%.

Os juros de mora são equivalentes à taxa Selic, acumulada mensalmente, calculados a partir do mês seguinte ao do vencimento do Imposto até o último dia do mês anterior ao do pagamento e de 1% no mês do pagamento.

No caso de pagamento de multa e juros de mora, esses devem ser informados no DARF nos campos 08 e 09, respectivamente. O valor do Imposto deve ser informado no campo 07 e, no campo 10, o somatório dos campos 07, 08 e 09.

Foto de Rock

Acesso grátis a todo conteúdo. Seja um Rocker!

Para acessar sem limites a nossa plataforma, entre para a Rock The Bank e conecte-se.