9

Por que as pessoas estão investindo em imóveis e fundos imobiliários?

Ultimamente, vejo muitas pessoas investindo em imóveis, terrenos, fundos imobiliários. Qual é a razão de investimentos neste setor?

Respostas (1)
8
+

Dois grandes fatores explicam o movimento de compra de imóveis e investimento em fundos imobiliários.

1) Primeiro: A redução da taxa de juros, a taxa selic, de 14% para 5,00%. Um Tesouro Selic rende, depois de descontado o imposto de renda, 0,34% ao mês. Enquanto, tem aluguel que rende 0,4%, 0,5% ao mês. Portanto, notamos que os aluguéis começaram a ser mais vantajosos que os juros. No entanto, cada aluguel tem seu contrato e também deve-se avaliar a vacância, ou seja, quanto tempo o imóvel fica desocupado. Finalmente, temos a questão do preço, quanto menor o preço de aquisição de um imóvel, melhor a rentabilidade do aluguel.

Ademais, houve também uma redução da taxa do financiamento imobiliário de 12% para 7% a 8% ao ano, o que representa um enorme queda, porque os prazos são longos.

2) Segundo: Processo de retomada da economia brasileira. O PIB brasileiro deverá crescer cerca de 1% em 2019 e poderá aumentar 2,5% em 2020. Depois de anos de declínio e estagnação, a economia brasileira voltará a apresentar crescimento. Isso é bom para estimular a demanda por produtos e serviços, aumentar o nível de emprego e, consequentemente, as vendas de mercadorias. Quando as empresas crescem, precisam de mais terrenos, galpões e lojas, e com isso os preços dos imóveis sobem.

Do lado da pessoa física, o aumento da renda e emprego e queda dos juros dos financiamentos, estimulam também a compra de imóveis.

Foto de RockTheBank

Veja tudo gratuitamente. Seja um Rocker!

Para acessar todo o conteúdo de nossa plataforma,
entre para a Rock The Bank e conecte-se.