12

O que é Previdência Privada? Qual a diferença com o INSS?

Como fazer um previdência privada? Seria um complemento a previdência do INSS?

Respostas (1)
10

A previdência privada é uma reserva financeira em que você poderá receber os benefícios na sua aposentadoria (em determinada idade). A previdência privada é uma alternativa frente a previdência social do INSS. Com a reforma da previdência social, as pessoas terão de trabalhar mais e aposentar com mais idade. Portanto, não se pode esperar muito com a previdência social.

Logo, recomenda-se fazer uma reserva financeira para a aposentadoria. Os bancos recomendam o PGBL (Plano de Gerador de Benefícios Livre) ou VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livre). Esses 2 produtos tem várias regras, que muitas vezes não beneficiam as pessoas, como a escolha da modalidade de renda, taxa de administração, imposto de renda regressivo e progressivo.

Muitas vezes, é melhor fazer aporte no Tesouro Direto Selic em comparação com o VGBL e PGBL. Faça as suas simulações e avalie com o seu banco:

https://rock.com.br/simuladores/previdencia/

Você irá notar que quanto maior a taxa de administração e imposto progressivo, menor será a rentabilidade do VGBL e PGBL em comparação com o Tesouro Selic.

Deve-se analisar muito o PGBL e VGBL em vários aspectos:

-Modalidade de Renda. Tem fundo com renda vitalícia. No entanto, se a pessoa falecer, o dinheiro fica com o banco.

-Taxa de Administração. Tem que ter taxas muito baixas. Abaixo de 0,5% ao ano.

-Imposto Progressivo ou Regressivo. Recomenda-se mais o regressivo. Mas depende de cada situação.

-Se faz declaração completa ou simples do imposto de renda. Declaração completa com 12% de dedução de IR no PGBL.

-Tipo de Fundo com maior ou menor risco, depende da composição da carteira. Pode-se ter carteira com maior proporção de renda variável.

-Tem gente que usa o VGBL para processo de sucessão para não pagar o imposto de transmissão inter vivos. Na verdade, a taxa de administração pode ser pior que o imposto. O imposto é uma vez, enquanto que a taxa de administração é todo ano.

Conclusão: A escolha do PGBL, VGBL ou Tesouro Direto dependerá do perfil de cada cliente.

Foto de RockTheBank

Acesso grátis a todo conteúdo. Seja um Rocker!

Para acessar sem limites a nossa plataforma, entre para a Rock The Bank e conecte-se.