Foto de Sara H

Foto de RockTheBank
RockTheBank Safira

11

O que é estratégia barbell de Investimentos? Funciona?

Algumas pessoas comentam de uma estratégia Barbell. Isso funciona?

Respostas (1)
9
+

A tradução da palavra barbell do inglês para o português significa barra. Aquela barra de exercícios físicos em que se coloca peso dos 2 lados.

No mundo dos investimentos, a estratégia barbell significa colocar 2 pesos. Ou seja, investir grande parte do seu portfólio em ativos seguros e de baixo risco. Dependendo do perfil do risco da pessoa pode-se colocar entre 85% a 95% em ativos seguros como Tesouro Direto, CDBs, Fundos de Renda Fixa, LCI e outros. Alguns consideram também dentro deste percentual ações de empresas grandes.

No outro lado do peso, colocaria ativos de alto risco entre 5% a 15% do total. Quer dizer, ativos que podem perder muito ou quase tudo, mas tem um potencial de ganho exponencial. Alguns exemplos são: derivativos como opções, investimento em startups, investimento em small caps, investimento em terrenos baratos (possibilidade de um resort compar).

Nos ativos de alto risco, quase todos os ativos tendem a perder dinheiro, mas uma coisa que você acerta, pode compensar o ganho de todas as demais. Investir em startups tem um alto risco, mas se uma der certo pode render 50.000%, 30.000%, 100.000%.

Ademais, se der tudo errado e perder tudo dos ativos de alto risco, você mantém grande parte do patrimônio seguro.

A estratégia barbell funciona, mas você terá que escolher bem os ativos seguros e os de alto risco. Bem como, precisará de uma gestão mais ativa do seu portfólio (por exemplo, se compra derivativos precisará renovar com frequência, porque estes têm vencimento.

Foto de RockTheBank

Veja tudo gratuitamente. Seja um Rocker!

Para acessar todo o conteúdo de nossa plataforma,
entre para a Rock The Bank e conecte-se.