15

O que é equity? E como ganhar dinheiro com Equity?

Como empreendedores e empresários podem ganhar dinheiro com Equity? Em um evento do Flávio Augusto (Powerhouse), ele fez uma apresentação sobre o assunto.

Respostas (1)
13
+

O Equity, que é muito bem explicado pelo Flavio Augusto é o valor da empresa hoje. Refere-se ao valor presente da empresa, considerando todos os ativos, passivos e o fluxo de caixa.

O principal modelo utilizado para cálculo do valor da empresa (Valuation) é o Fluxo de Caixa descontado. Ou seja, é feito uma projeção do fluxo de caixa da empresa para os próximos anos. Entre 5 a 10 anos e depois calcula-se a perpetuidade.

Além disso, aplica-se uma taxa de desconto para trazer os fluxos de caixa a valor presente. Porque, o valor de R$ 100 milhões hoje é diferente do valor de R$ 100 milhões daqui a 10 anos. A taxa de desconto considera a taxa livre de risco (Selic) + taxa de fator de risco.

Pode-se também considerar ativos intangíveis como o valor da marca, a quantidade de seguidores nas mídias sociais, patente e outros.

Outro fator importante refere-se a diferença entre os ativos e passivos, para acrescentar ao valor do fluxo de caixa ao valor presente.

Outro ponto é que para esse cálculo do fluxo de caixa não se considera o lucro contábil. O lucro contábil considera o regime de competência e não quando o caixa é gerado ou utilizado. Um exemplo simples, refere-se a compra de carros para a empresa. Na visão caixa, você gastou o total do valor. Mas no regime contábil, pode-se fazer a depreciação em 5 anos, ou seja, o valor dessa despesa é reconhecido 1/5 (20%) todo ano.

Sem dívida, Valuation / Equity, é uma tema bastante complexo.

2) Respondendo de como ganhar dinheiro com Equity.

Um dos principais pontos que o Flávio Augusto é a realização. Quer dizer, se você vender hoje a empresa, você antecipa seus fluxos de caixa. Logo, um empresário teria 2 alternativas. Viver anualmente do fluxo de caixa gerado pela empresa ou antecipar todo o fluxo e receber tudo hoje.

Portanto, deve-se considerar 2 coisas:

-O valor da empresa para venda foi bem precificado.

-Com o dinheiro ganho pela venda da empresa, o que vou fazer? Que oportunidades melhores existem no mercado?

Outro ponto, refere-se ao processo de fusões e aquisições, em que se pode aumentar o valuation da empresa com sinergias como redução de gastos. Ou aumento das receitas com melhor aproveitamento dos recursos e processos.

Finalmente, deve-se analisar o mercado, os concorrentes, a economia, a tecnologia para determinar se é o melhor momento de realizar a venda de uma empresa.

Foto de RockTheBank

Acesso grátis a todo conteúdo. Seja um Rocker!

Para acessar sem limites a nossa plataforma, entre para a Rock The Bank e conecte-se.