9

O que acha da disciplina Educação Financeira ser obrigatório nas escolas?

A partir do ano de 2020, a Educação Financeira será obrigatório nas escolas. Mas será que vai funcionar?

Respostas (1)
8
+

A partir de 2020, a Educação Financeira será habilidade obrigatória na grade escolar, segundo as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Foi uma importante decisão do Ministério da Educação, pois os brasileiros pouco sabem sobre Educação Financeira. Temos no Brasil, milhões de endividados, milhões que perdem dinheiro com produtos bancários ruins, milhões que gastam tudo o que ganham, milhões que não tem nenhum patrimônio, milhões que vivem na pobreza, milhões que aposentam sem nenhuma reserva financeira.

Conforme o BNCC:

"Outro aspecto a ser considerado nessa unidade temática é o estudo de conceitos básicos de economia e finanças, visando à educação financeira dos alunos. Assim, podem ser discutidos assuntos como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento) e impostos. Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro. É possível, por exemplo, desenvolver um projeto com a História, visando ao estudo do dinheiro e sua função na sociedade, da relação entre dinheiro e tempo, dos impostos em sociedades diversas, do consumo em diferentes momentos históricos, incluindo estratégias atuais de marketing. Essas questões, além de promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos, podem se constituir em excelentes contextos para as aplicações dos conceitos da Matemática Financeira e também proporcionar contextos para ampliar e aprofundar esses conceitos" 

Neste contexto, a Rock The Bank está para contribuir para a disseminação da Educação Financeira no Brasil. A plataforma é gratuita e completa. Os professores podem utilizar para mostrar taxas de produtos de créditos, de investimentos, previdência. Podem simular diferentes produtos, cenários, prazos, impostos e taxas. Podem fazer perguntas na Comunidade. Podem aprender em Educação Financeira.

Quer Perguntar? Quer Responder?

Para acessar todo o conteúdo de nossa plataforma,
entre para a Rock The Bank e conecte-se.