11

O Open Banking será bom para os clientes? Como funciona o Open Banking?

Gostaria de entender como o Open Banking poderá ajudar os brasileiros.

Respostas (1)
10
+

O Banco Central Brasil divulgou uma consulta pública no final de novembro de 2019 referente a implementação do Open Banking (Sistema Financeiro Aberto).

O Open Banking é o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação. Ou seja, você poderá dar acesso a aplicativos ou outros sistemas para as suas informações bancárias.

O objetivo do Open Banking é incentivar a inovação tecnológica, promover a concorrência, aumentar a eficiência do mercado financeiro e promover a inclusão financeira.

Na Europa, já existem alguns apps que ajudam no controle de gastos, sistemas de pagamento, finanças das pequenas e médias empresas.

Quem decide a liberação dos dados é você. Então, você deve tomar muito cuidado para qual sistema ou app está dando acesso. Isso já ocorre nos aplicativos que instalamos no celular / smart phones, que dependendo do acesso que você permite, pode capturar muitas informações suas.

Portanto, os pontos importantes serão:

-Política de segurança e privacidade dos seus dados;

-Transparência;

-Qualidade dos dados;

-Tratamento não discriminatório;

-Interoperabilidade

Finalmente, um destaque especial para os controles e supervisão para que os dados dos clientes não sejam utilizados de maneira indevida.

Quanto a sua pergunta: Agora se vai ajudar os clientes? Isso depende. Depende, de quanto o sistema compartilhado vai ajudar suas finanças pessoais. Por outro, cuidado com quem você compartilha acesso aos seus dados

Foto de RockTheBank

Acesso grátis a todo conteúdo. Seja um Rocker!

Para acessar sem limites a nossa plataforma, entre para a Rock The Bank e conecte-se.