16

Existem projetos de educação financeira nas escolas?

Existem projetos de educação financeira nas escolas?
Respostas (1)
14

A educação financeira nas escolas é um grande desafio. Se os alunos aprendessem noções básicas de produtos bancários, empréstimos, investimentos e controle de gastos, seria uma revolução para geração atual e futuras.

A educação financeira foi incluída como tema transversal na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento oficial que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da educação básica têm o direito de aprender, que deveria ser adequado nas escolas até o ano 2020. 

O Banco Central começou um projeto com o mesmo objetivo. O programa chama-se Aprender Valor, que está sendo implementado em caráter experimental em todas as regiões do país. Atualmente, 429 escolas em 257 municípios estão envolvidas com o projeto piloto do Aprender Valor. Mais de 1.200 profissionais, entre gestores e professores, estão cursando ou já concluíram as formações oferecidas de forma on-line. Já foram beneficiados 14 mil estudantes.

O MEC deve colocar um projeto também com a Comissão de Valores Mobiliárias (CVM).

Um lado negativo foi o encerramento das atividades da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), que executava a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) capacitando professores nas escolas públicas. Ela encerrou as atividades em abril de 2021, depois de 10 anos de atuação.

Foto de Rock

Acesso grátis a todo conteúdo. Seja um Rocker!

Para acessar sem limites a nossa plataforma, entre para a Rock The Bank e conecte-se.