11

Comprar uma casa financiada é bom negócio? Qual o melhor prazo do financiamento? 15 anos, 20 anos, 25 anos? 30 anos? 35 anos?

Desejo realizar o sonho da casa própria para minha família. Como eu escolho o melhor financiamento da casa? Prazos mais longos e prestações mais baixas para caber no bolso?

Respostas (1)
10
+

O financiamento da casa pode ser um bom negócio ou não. Isso depende de muitos fatores.

1) Se você comprar uma casa com um bom preço, abaixo do preço do mercado e realizar um financiamento para pagar, poderá ser um bom negócio. Mas terá que fazer todas as contas para saber realmente se vale a pena.

2) Um financiamento de casa, mesmo com juros de 7% ano ano, ainda é muito caro, porque os prazos são longos e tem o custo do seguro. A melhor alternativa, sempre é comprar com o pagamento à vista.

3) Tem casos, que o valor do aluguel do imóvel, consegue pagar o valor da prestação do financiamento. Pode ser uma boa, desde que não tenha muita vacância no imóvel. Novamente, depende da sua capacidade de comprar o imóvel com um bom preço.

4) Prazos longos dos financiamentos da casa não compensam. Melhor é escolher um prazo mais curto de 10 anos ou 15 anos. Porque, o efeito dos juros compostos e o tempo é devastador.

5) Cuidado em não comprometer mais de 30% da sua renda na prestação do financiamento da casa. Porque, você poderá ficar muito apertado mensalmente.

6) O financiamento de casa é realizado com a alienação fiduciária, portanto, o casa fica no nome do banco, somente depois de pagar todas as prestações, a casa é transferida para o seu nome. Ademais, é uma garantia forte para o banco, se você deixar de pagar algumas prestações, o banco pode retomar o imóvel bem rápido.

7) Cuidado com financiamentos de casa tem um fator adicional como IPCA, porque se a inflação subir, IPCA sobe e sua prestação subirá.

Quer Perguntar? Quer Responder?

Para acessar todo o conteúdo de nossa plataforma,
entre para a Rock The Bank e conecte-se.