Segue o passo a passo para começar a investir:
a)Primeiro: Abrir uma conta em uma corretora / marketplace como por exemplo: XP Investimentos, BTG Pactual Digital e Easynvest. O processo é bastante simples. Pode-se realizar tudo digitalmente (envio de documentos e fotos).
b)Segundo: Uma vez sua conta esteja ativada. A primeira coisa a fazer é uma Ted/Doc para a sua conta na corretora. Com os recursos, você poderá escolher o produto para investir.
c) Terceiro: Existe uma variedade de produtos de investimentos. O ideal é diversificar.
-Investimentos com baixo risco e possibilidade de saque diário: Tesouro Direto Selic, Fundo Selic, CDB com liquidez diária.
- Investimentos com baixo risco, maior rentabilidade, porém é necessário permanecer com o produto até o vencimento: CBD com taxas de 120% a 135% do CDI, LCI ou LCA com taxas acima de 100% do CDI. Ademais, o CDB, LCI, LCA têm garantia do FGC para investimentos até R$ 250 mil por banco e CPF, cujo limite total é de R$ 1 milhão.
-Investimentos com risco moderado, mas com possibilidade de resgate diário. O Tesouro Direto IPCA e o Tesouro Direto Pré-fixado têm risco de aumento da taxa de juros no cenário de saque antecipado. São os casos de rentabilidade negativa, devido ao aumento de juros.
-Investimento em ações / renda variável. Na corretora, pode-se escolher a ação de uma empresa e começar a investir. Procure orientação de um analista de ações CVM. O analista, além de ser aprovado no exame de qualificação técnica, também deve obedecer ao código de conduta profissional da entidade que o credenciou.