Os hábitos não tiram a liberdade, mas elas criam liberdade. Quando você não tem o hábito de poupar ou investir, você fica refém do seu trabalho e da necessidade de trabalhar mais, refém das preocupações e ansiedades da falta de dinheiro, refém dos juros. Ou seja, essas coisas tiram sua liberdade financeira, mental e emocional.
Vamos dar um exemplo na saúde. Você pode pensar que fazer exercícios físicos tirará sua liberdade e tempo. Mas na verdade, ela cria liberdade e melhor aproveitamento de tempo, porque se você tem pouca energia ou saúde debilitada, você ficará refém dos remédios e tem pouca disposição para a vida.
Os hábitos passam por 3 etapas:
-Definir a pessoa que você quer ser. Uma investidora.
-Definir os processos que terá que fazer. Abrir uma conta em um banco ou plataforma como a XP e investir um pouco todo mês. Aprender um pouco todo dia de finanças pessois e investimentos. Importante, defina o dia em que fará o investimento mensal, por exemplo, todo o dia 05 de mês investirei 10% do meu salário. Defina que tirará 20 minutos depois do almoço para aprender sobre investimentos.
-Definir metas e resultados que deseja alcançar.
Tornar seus hábitos fáceis e claros te ajudarão a se tornar uma investidora. Isso trará uma satisfação pessoal e segurança, que compensará o começo que é mais difícil.